Carteira de Identidade Digital – Veja Como Baixar e Usar

Publicidade

O RG – Registro Geral, tem uma versão de carteira de identidade digital onde reúne em um só cópia vários documentos importantes de uma pessoa física como por exemplo, o CPF, o título de eleitor, a certidão de nascimento e demais informações pessoais.

Ela pode ser instalada em aparelhos celulares Androids no Google Play e m iOS Smartphones no App store. Além disso, os usuários não pagam nenhuma taxa de adesão, nem para usar o documento que o identifica como pessoa em todo o território brasileiro.

Publicidade

E como estamos vivendo uma época onde os aplicativos estão cada dia mais presentes em nossas vidas, a carteira de identidade digital não pode ficar de fora dos documentos digitais que estão a nossa disposição. Para saber como baixar e usar o aplicativo do RG, continue lendo esse texto detalhadamente.

O Que é a Carteira de Identidade Digital ?

Já tem alguns anos que a internet tem facilitado demais diversos serviços que fazem parte do nosso dia a dia. Isto porque os aplicativos estão se inovando a cada dia trazendo soluções que levariam muito tempo para resolver fisicamente. A carteira de identidade digital é um dos mais importantes documentos da atualidade, mas porque?

1 – Na carteira de identidade digital, estão registrados quase todos os documento de uma pessoa. Ou seja, ela pode ser usada como comprovante pessoal em vários momentos importantes como a compra de um bem por exemplo.

2 – A DNI – Documento Nacional de Identificação também conhecida como identidade digital possui um QR Code onde somente os proprietários conseguem gerar autenticações e consequentemente evitam fraudes e golpes na internet.

3 – Os usuários podem instalar a carteira de identidade digital que ela não vai substituir os documentos físicos, pelo menos por enquanto. Até que os estabelecimentos e lojas deixem de exigir a comprovação através de documentos físicos, eles ainda terão utilidades.

4 -Mas uma coisa é certa, a carteira de identidade digital vem se popularizando cada dia mais, porque diversos serviços que fazem parte do nosso dia a dia podem ser realizados através da apresentação do documento digital. O usuário pode usa-la em qualquer lugar, basta ter o aplicativo em seu aparelho celular.

Publicidade

Funções Da Carteira de Identidade Digital

Para ter a carteira de identidade digital em seu aparelho celular, é preciso realizar um procedimento de download na loja de aplicativos do seu telefone.

E depois de fazer um cadastro, criar uma senha pessoal com 6 dígitos que servirá para que o usuário tenha acesso ao aplicativo. Todo este serviço é feito através de um leitor biométrico.

Ao fazer a instalação do aplicativo em seu celular, o sistema vai solicitar que o usuário se dirija a um posto mais próximo do seu endereço para realizar a coleta de dados com a foto do documento.

Consequentemente será gerado um novo número de documento com 9 dígitos que é a DNI – Documento Nacional de Identificação.

Quem Pode Baixar a Carteira de Identidade Digital

Todos os cidadãos brasileiros estão aptos a ter um documento de carteira de identidade digital. Desde que já possuam a versão impressa e residam em um estado onde a DNI já tenha cadastro. Atualmente a Carteira de Identidade Digital pode ser encontrada nos seguintes estados:

  • São Paulo;
  • Ceará;
  • Acre;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão;
  • Goiás;
  • Paraná;
  • Mato grosso;
  • Rio Grande do Sul.

Um detalhes importante, é verificar se em seu estado já está disponível a Carteira de Identidade Digital. Se já estiver, primeiramente é preciso se dirigir pessoalmente a Justiça Eleitoral de sua cidade e solicitar a versão digital do documento. Eles vão avaliar seus documentos impressos e depois liberar a versão automática da DNI.

Benefícios e Vantagens da Carteira de Identidade Digital

São várias vantagens e benefícios vinculadas a carteira de identidade digital. Nos próximos anos veremos muitas pessoas fazendo sua instalação e usando-a em seu dia a dia para diversos serviços importantes.

1 – é possível votar nas eleições usando a DNI – Documento Nacional de Identificação. Basta que o eleitor tenha em mãos o aparelho celular conectado ao aplicativo.

2 – Além de facilitar diversos serviços que fazem parte do seu dia a dia, a carteira de identidade digital proporciona aos usuários muita segurança e qualidade. Todas as informações dos usuários são mantidas em QR Code, e por isso somente eles pode acessa-la.

3 – E de acordo com os relatos dos criadores da carteira de identidade digital, é praticamente impossível que alguém consiga ter êxito em fraudes e golpes ao com o documento.

Portanto, se você está buscando por mais facilidade em usar seu RG, não perca mais tempo, através das dicas e informações que foram passadas aqui nesse texto, você vai conseguir baixar e usar sua carteira de identidade digital.

Publicidade

Artigo anteriorCake App – Veja a Importância de Aprender Outro Idioma Online
Próximo artigoCNH Social 2021 – Veja Como Vai Funcionar o Benefício