Medir a pressão – Veja como com esse app grátis

Publicidade

Medir a pressão pode ser uma atividade que vai te ajudar não só a conhecer melhor o seu corpo bem como a detectar com antecedência algum problema. Já que, com a medição frequente, a pessoa cria um histórico dos valores e suas médias. 

Uma pesquisa do IBGE encomendada pela Pesquisa Nacional de Saúde em 2019, revelou que no Brasil existem cerca de 38 milhões de pessoas que sofrem com pressão alta. Os dados ainda revelaram que a hipertensão aumenta em paralelo com a idade. 

Publicidade

Dessa forma, medir a pressão é importante pois, em pessoas com 75 anos ou mais, por exemplo, os índices de pressão alta atingem cerca de 62% da população. Ou seja, mais da metade. Estes dados mostram a necessidade de um acompanhamento constante.

Imagem do (Google)

Quais outros apps além do de medir a pressão são procurados pelos usuários?

Atualmente, existe tanto o app capaz de medir a pressão bem como outros que auxiliam em vários tipos de tratamento. Sendo assim, os avanços tecnológicos nos smartphones estão cada vez mais ajudando a população a cuidar da saúde. 

Sendo assim, as funções de cada um deles varia de acordo com o objetivo e com o desenvolvedor do sistema. Entre os mais comuns encontrados nas lojas de aplicativos estão os de controle de medicação, vacinas, e dieta. 

Outros apps procurados além do de medir a pressão são os de acompanhamento do ciclo menstrual, treino e exercícios, convênios, planos de saúde, consumo de água, controle da ansiedade entre outros. 

Como os aplicativos de saúde podem ajudar no dia a dia?

Aplicativos que exercem funções como a de medir a pressão auxiliam no cuidado com a saúde. Pois com eles, as pessoas conseguem, por exemplo, se consultar com médicos, receber laudos, agendar exames, e ter acesso a vários tipos de informações importantes. 

Publicidade

Além disso, uma das principais funções em aplicativos desenvolvidos para a saúde é o armazenamento de informações. Isso é muito útil para o acompanhamento de cada caso, e serve como argumento durante uma consulta médica. 

Outra vantagem é a linguagem. Como os seus sistemas costumam funcionar de forma mais simples, as pessoas conseguem entender com mais facilidade resultados e dicas de cuidados. Sendo assim, eles são mais atrativos para as pessoas. 

O que significa medir a pressão arterial?

Ao medir a pressão do sangue, significa que estamos medindo a pressão que ele tem em relação a parte de dentro das artérias durante a sua passagem. Essa força, por sua vez, é definida de acordo com os batimentos realizados pelo coração quando ele bombeia o sangue. 

Dessa forma, quando ele apresenta valores alterados, significa que a pessoa ou está com a pressão alta ou está com a pressão baixa. E então, pode resultar em problemas, por exemplo, de hipertensão. 

Na prática, ela é composta pela pressão sistólica, que corresponde a quando ele é bombeado e a pressão diastólica, que é quando o coração “relaxa” entre cada batimento. Sendo assim, o normal é que esteja 120/80 mmHg, ou seja, o popular “doze por oito”.

Dicas do que fazer e não fazer antes de medir a sua pressão arterial 

Antes de medir a pressão com o seu aplicativo do celular ou com qualquer outro aparelho, existem algumas recomendações para que o seu resultado não seja influenciado por situações momentâneas. Acompanhe a seguir: 

  • É preferível que a medição seja feita na parte da manhã. Se possível, antes de ingerir qualquer alimento;
  • Caso tenha a necessidade de urinar, faça isso antes;
  • Não realize a medição sobre o efeito de bebidas alcoólicas ou cigarros. Eles podem atrapalhar os resultados;
  • Antes de medir, não faça esforço físico ou atividades que causem fadiga. Por isso, aguarde pelo menos 5 minutos antes de medir;
  • Não faça a medição com as pernas cruzadas. Esse posicionamento obriga o coração a se estressa mais e a pressão pode subir;
  • E por fim, mas não menos importante, evite falar durante a medição; 

A princípio, estas são dicas simples sobre como medir a pressão. Porém, elas precisam ser respeitadas para que não ocorram alterações nos valores da sua medição. Indicando assim, um quadro falso da sua saúde no momento. 

Fazer esse acompanhamento de forma correta é muito importante, ainda mais se você já sabe que tem algum tipo de alteração na pressão. Além disso, em alguns casos como no pré-natal, é indispensável que este acompanhamento seja constante. 

O interessante de ter a mão um aplicativo de medir a pressão é que o usuário pode fazer isso sozinho, sem depender da ajuda de outras pessoas ou de aparelhos caros. Ou seja, é uma forma gratuita e simples de estar cuidando da sua saúde em casa. 

Baixe agora mesmo o melhor aplicativo para medir a pressão no seu celular 

Com tantas opções de apps para cuidar da saúde, você não pode deixar de ter o seu para medir a pressão. Se você gosta de dicas como esta, não deixe de visitar os conteúdos especiais que preparamos na nossa página de Aplicativos!

Para baixar o “Monitor de pressão sanguínea”, primeiro abra a sua loja de aplicativos (Play Store ou App Store). Em seguida, localize a barra de pesquisas e digite o nome dele, sem as aspas, e clique no Enter. 

Quando os resultados aparecerem, verifique as informações e então selecione a opção “Instalar” em verde. Assim que o processo terminar, um ícone vai aparecer na tela do seu celular e menu. Basta então acessar e medir a sua pressão com as etapas mostradas.

Publicidade