Nota Fiscal Paulista – Aprenda consultar seu saldo

O estado de São Paulo tem um programa que atende a população chamado Nota Fiscal Paulista que incentiva os cidadãos a exigir do comércio a Nota Fiscal nas compras realizadas nos estabelecimentos. Dessa forma, as empresas ou pessoas jurídicas legalizadas fornecem aos consumidores quando os mesmos exigem o “documento”.

E quando um consumidor informa o CPF – Cadastro de pessoas físicas ou CNPJ – Cadastro nacional de pessoas jurídicas ele tem o direito de receber o equivalente a 20% do valor do ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Sendo assim vale a pena informar o CPF ou CNPJ ao realizar uma compra em qualquer estabelecimento do comércio. Se você tem interesse em saber o saldo da sua Nota Fiscal Paulista, continue a leitura desse texto que preparamos com informações atualizadas sobre o programa, confira.

 

Quando Surgiu o Programa Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista foi criada pelo governo do estado de São Paulo no ano de 2007, está vinculada exclusivamente ao estado de São Paulo. Sendo assim todas as cidades registradas no estado tem a obrigação de cobrar dos estabelecimentos que eles forneçam Nota fiscal e perguntem aos consumidores se eles querem inserir o CPF ou CNPJ nas notas.

Os contribuintes que participam do programa podem usar o saldo arrecadado para obter descontos no IPTU – Imposto de Propriedade de Território Urbano. Ou se preferirem, podem transferir os valores ara uma conta bancária cadastrada de acordo com as normas  que fazem parte da NFP – Nota Fiscal Paulista.

O cadastro no programa é feito de maneira simples, basta o consumidor informar o CPF ou CNPJ na hora da compra que ele já está cadastrado no programa. No entanto, para consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista é preciso então acessar o site e gerar uma senha para ter acesso a esse tipo de informação.

Quais Pessoas ou Empresas Podem Participar Da Nota Fiscal Paulista

Todos os moradores do estado de São Paulo estão aptos para participar do programa Nota Fiscal Paulista. Eles tem o direito e não é obrigatória sua participação, já os estabelecimentos são obrigados a perguntar para os consumidores se eles desejam informar o CPF para pessoas ou CNPJ para pessoas jurídicas.

Já as empresas e indústrias devem cumprir alguns requisitos para ter acesso ao programa. As entidades de assistência social, as empresas da área de saúde, da área da educação e da proteção aos animais estão aptas para participar do programa.

Além disso, os condomínios edilícios e as empresas Simples Nacional também estão inseridas na programação e por isso também tem direito de participar dos benefícios e sorteios que estão inclusos na Nota Fiscal Paulista. O valor do crédito que as empresas tem a sua disposição é de no máximo de R$ 240.000 mil reais.

Como Consultar o Saldo da Nota Fiscal Paulista

Graças ao avanço dos serviços de internet atualmente é bem mais fácil consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista. Para este procedimento, basta acessar o site portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp. Depois disso inserir o CPF ou CNPJ no canto esquerdo da tela e depois disso solicitar uma consulta.

  1. Informe seu CPF ou CNPJ.
  2. Digite sua senha pessoal.
  3. Verifique seu nome no canto esquerdo da tela e seu CPF.
  4. Confira o valor do seu saldo na NFP – Nota Fiscal Paulista com seu saldo atualizado.

Outra opção de saber como está o saldo em sua conta é fazendo uma consulta avançada. Para este procedimento, basta o consumidor informar o CPF ou CNPJ no quadro cinza da tela e solicitar o saldo. Para esta etapa está a disposição o saldo dos últimos 4 anos divididos em semestres.

Benefícios Que Fazem Parte Do Programa Nota Fiscal Paulista

Para que os participantes tenham mais razões para informar o CPF ou CNPJ nas compras realizadas em estabelecimentos do estado de São Paulo, existem alguns benefícios que estão a disposição dos consumidores, eles podem trazer várias vantagens como por exemplo:

1 – Sorteios: Basta clicar na barra superior do site e solicitar a participação. Ao ter uma participação ativa, o consumidor pode saber se foi ou não ganhador dos prêmios que fazem parte do benefício. A resposta vem em forma de mensagem sendo positiva ou negativa.

  • Redução da sonegação fiscal;
  • Participação em sorteios (concorrendo a prêmios em dinheiro);
  • Recuperação de créditos, entre outros.

Os consumidores pode saber quando serão realizados os próximos sorteios na mesma aba onde consultam o atual. Além disso, eles também tem a informação de como será o bilhete corrente na participação de cada etapa e rodada dos bens que fazem parte do sorteio da Nota Fiscal Paulista.

Vale lembrar que qualquer pessoa que participa do programa tem direito de participar do sorteio. No entanto, é preciso acumular um saldo mínimo de R$ 100,00 reais para ter acesso as etapas que fazem parte dos bens sorteados pelo programa. Os resultados ficam a disposição dos consumidores todo dia 15 de cada mês.

Artigo anteriorAprenda ganhar UC de graça no PUBG Mobile
Próximo artigoAplicativo Com Receitas Fitness

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui