IPVA de 2022 – Confira as principais informações e mudanças deste ano

Publicidade

Todos os anos, é realizado o pagamento de várias dívidas. Entre elas, o IPVA de 2022. Este, tem início de pagamento previsto para a próxima semana, para aqueles que possuem veículos que se enquadram dentro das normas vigentes. 

A cada ano, uma nova tabela com a data de pagamento é disponibilizada pelos órgãos responsáveis. Em São Paulo, por exemplo, os pagamentos se iniciam em 10 de janeiro, variando de acordo com o final da placa de cada veículo. 

Publicidade

Uma boa notícia para quem é da capital é que o IPVA de 2022 teve um aumento no desconto de 5% para 9% nos pagamentos à vista. Porém, em decorrência da crise e valorização do preço médio dos veículos, ele ficou aproximadamente 22,54% mais caro. 

Imagem do (Google)

Como identificar o valor de pagamento do IPVA de 2022?

Para entender o valor que você paga no IPVA de 2022, é preciso compreender como o cálculo dele é feito. Afinal, cada tipo de veículo vai pagar um valor diferente sobre este impostos, bem como também, o valor pode ser diferente em outras cidades. 

Isso ocorre porque cada cidade tem uma cobrança de alíquota diferente. Em São Paulo, por exemplo, ela é de 4% para carros, 1,5% para caminhões, 1% para veículos de locadoras e por fim, de 2% para motocicletas, micro-ônibus, ônibus, maquinário pesado e caminhonetes cabine.

Dessa forma, para saber o valor do IPVA de 2022 o proprietário deve primeiramente consultar o valor venal do seu veículo na tabela Fipe. Depois, multiplica o valor de acordo com a alíquota correspondente e assim, o resultado é o valor do IPVA que ele deve pagar.

Quais são as formas de pagamento disponíveis para o IPVA de 2022?

Para todas as pessoas que, de alguma forma, precisam realizar o pagamento do IPVA de 2022 devem saber que existem três alternativas. A primeira, é realizar o pagamento ainda em janeiro, à vista com um desconto de 9%.

Publicidade

A segunda, é fazer o pagamento em fevereiro à vista, mas com um desconto de apenas 5%. E por fim, a última opção é realizar o parcelamento em 5 vezes, de fevereiro até junho, com 5% de desconto de acordo com o final da placa do seu veículo.

Já no caso dos veículos novos que precisam pagar o IPVA de 2022, eles têm até cinco dias após a emissão da Nota Fiscal com 3% de desconto. Ao parcelar em 5 vezes, não existe nenhum desconto, e a 1ª parcela é para 30 dias após a emissão do documento fiscal.

O que acontece se o IPVA não for pago corretamente?

Se, por algum motivo, o proprietário não pagar o valor referente ao IPVA de 2022, ele está sujeito a algumas consequências bem desagradáveis. Que, inclusive, podem deixá-lo sem a posse de seu carro. 

Ou seja, o veículo com pagamento atrasado recebe uma multa de 0,33% ao dia mais os juros com base na taxa Selic, e ela pode aumentar com o passar do tempo. Além disso, se for parado por alguma autoridade, também existem outros agravantes.  

Sendo assim, o agente dará uma multa de 7 pontos na CNH (gravíssima) e apreenderá o veículo até a regularização. Além disso, sem o pagamento, também não é possível realizar o licenciamento do veículo. O que, por sua vez, pode acarretar em outros problemas.

Confira a tabela de pagamento do IPVA de 2022 para São Paulo 

Cada cidade disponibiliza uma tabela diferente do IPVA de 2022 com as datas de pagamento. Elas variam de acordo com o final da placa de cada veículo. O primeiro pagamento tem 9% de desconto e o segundo 5%.  Veja abaixo, a de São Paulo para automóveis: 

  • Placa final 1: 10 de janeiro ou 10 de fevereiro; 
  • Placa final 2: 11 de janeiro ou então, 11 de fevereiro;
  • Com final 3: 12 de janeiro ou 14 de fevereiro; 
  • Com final 4: 13 de janeiro ou 15 de fevereiro;
  • Placa com final 5: 14 de janeiro ou 16 de fevereiro;
  • Placa final 6: 17 de janeiro ou 17 de fevereiro;
  • Final de placa 7: 18 de janeiro ou 18 de fevereiro;
  • Final de placa 8: 19 de janeiro ou  21 de fevereiro;
  • Placa final 9: 20 de janeiro ou 22 de fevereiro;
  • Placa final 0: 21 de janeiro ou 23 de fevereiro;

Já para os proprietários que escolherem realizar o parcelamento do IPVA 2022, a tabela também acompanha o desconto de 5%, e as parcelas se iniciam no mês de fevereiro e vão até o mês de junho, mudando apenas os dias de acordo com o final de cada placa.

Para um entendimento mais fácil, usaremos um exemplo. Um carro com o final de placa 1, terá que realizar o pagamento da 1ª parcela em 10 de fevereiro, a 2ª em 10 de março, a 3ª em 11 de abril, a 4ª em 11 de maio e a 5ª em 10 de junho. 

Lembrando que, para caminhões e caminhonetes-tratores, o IPVA 2022 segue outra tabela de datas para o pagamento. Sendo assim, as suas parcelas vão do mês de abril até o mês de setembro. Já o pagamento à vista, inicia em 10 de janeiro para a primeira placa.

Baixe o app da Tabela Fipe e confira o valor de mercado do seu veículo 

Saber o quanto o seu veículo vale no mercado é importante para acompanhar a valorização bem como a sua desvalorização. Em casos de venda ou troca, essa informação é essencial. Para mais dicas de apps, veja a nossa página de Aplicativos

Para baixar o app da Tabela Fipe, é bem simples. Primeiro, verifique a sua conexão com a internet. Segundo, vá até a sua loja de aplicativos que pode ser a App Store ou a Play Store. Depois, localize o campo de busca e digite “Tabela Fipe” sem as aspas. 

Verifique os resultados, e se ele é oferecido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE Veículos. Com tudo certo, clique no botão verde de “Instalar”. O processo demora alguns segundos, mas termina quando o ícone do app aparecer no celular.

Publicidade