Início Dicas Para CPF Score de Crédito – descubra sua pontuação online sem custos

Score de Crédito – descubra sua pontuação online sem custos

6
121895

PUBLICIDADE

É bastante desagradável quando uma pessoa recebe cobrança por causa de um débito no seu nome: ainda mais quando esse consumidor nem mesmo sabia que estava endividado.

Pode soar estranho, mas isso acontece: pode ser um serviço que o cliente acreditava ter desabilitado, uma fatura de cartão que foi esquecida ou uma conta bancária que a pessoa achava que não tinha mais, mas cujas taxas de administração continuaram correndo.

Em todos esses casos, o nome do consumidor é enviado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou ao Serasa Experian. É por isso que se deve aprender a consultar o documento e também a ver o Score, que é a probabilidade de a pessoa não se tornar inadimplente. Veja agora como descobrir a pontuação online sem custos e porque as empresas a levam tão a sério.


PUBLICIDADE

O que é o Score de credito ?

As empresas que fornecem serviços financeiros, inclusive parcelamento de compras, precisam saber se o consumidor tem tendência a pagar as contas em dia ou se ele pode ser inadimplente. É esse tipo de informação que o Score, administrado pelo Serasa Experian, fornece.

Score de Crédito
Score de Crédito

 

Quando o cliente procura determinado serviço (abertura de conta, financiamento, etc.), ele fornece o CPF. Sabendo o número do documento, o funcionário acessa o Serasa Experian e procura pelo Score daquele cidadão: é preciso que ele esteja maior que 500, já que 1.000 é a pontuação máxima.

Quando a pontuação está menor que 500, as possibilidades de aquela pessoa não conseguir honrar uma dívida são bem grandes e pode ser porque ela acabou de limpar o seu nome ou porque ela tem histórico de atrasar sensivelmente o pagamento de contas. Sendo assim, o serviço financeiro é negado.

Como manter o Score do Serasa mais alto?

Como ficou claro, os consumidores que quiserem ter mais facilidade para comprar algo parcelado ou pedir crédito precisam manter o seu Score o mais alto possível e existem certos truques para conseguir isso:

  • O primeiro é pagar as contas o mais pontualmente possível: é claro que atrasar a conta de luz em um ou dois dias não vai comprometer severamente a pontuação da pessoa, mas deixar muitas contas “embolarem” pode fazer o Score cair;
  • Ter controle sobre quantos serviços se está usando simultaneamente: uma pessoa que já tem dois empréstimos tem grandes chances de não poder pagar por um terceiro;
  • Vigiar sempre o CPF: como falado no começo do artigo, existem pessoas que são surpreendidas com uma dívida em seu nome e, às vezes, ela já está alta. Dessa forma, acessar regularmente o CPF no site do Serasa Experian é uma forma de manter a pontuação mais alta;
  • Não emprestar o CPF para terceiros: o hábito de permitir que outras pessoas façam compras no nome do consumidor é extremamente arriscado. Na eventualidade desse indivíduo não fazer os pagamentos, o nome que ficará restrito é o do titular do CPF.

O Score e o Cadastro Positivo são a mesma coisa?

Não são a mesma coisa, mas são dois recursos que se completam para provar ao mercado que se é um bom pagador. O Cadastro Positivo é uma relação de CPF que não têm débitos, ou seja: se uma financeira procura pelas informações de um possível cliente, ela pode descobrir que ele está na lista de negativados ou que está no Cadastro Positivo.

Uma vez que o cidadão tem Cadastro Positivo, significa que ele não tem nenhuma pendência financeira e isso, claro, vai fazer com que o Score no Serasa fique mais alto.

É importante deixar claro que essa pontuação vai mudando: o fato de alguém conseguir um Score 800 em um mês não significa que ela vai continuar sempre com ele. No caso de ser criada uma dívida dois meses depois e não ser quitada, a pontuação cai e muito.

Como consultar o Score

Na realidade, a consulta do CPF e da pontuação de credibilidade são feitas juntas porque as duas informações aparecem na mesma tela. É preciso:

  • Abrir o site do Serasa Consumidor ;
  • Clica-se no retângulo em azul com a opção “Consulte agora seu CPF”;
  • Realiza-se o login ou colocam-se as informações para o primeiro cadastro;
  • Uma página aparecerá com a seguinte mensagem: “Você não tem dívidas com o Serasa” ou “Você tem dívidas” e a indicação de qual é o débito. Ao lado dessa mensagem, o consumidor vê um círculo que tem um medidor: ele pode ser verde, laranja ou vermelho, de acordo com a sua confiabilidade como pagador.

Haverá o número que corresponde à pontuação e também a frase “Suas chances de pagar as contas são” com uma espécie de diagnóstico: podem ser altas, médias ou baixas.

Qualquer um pode usar o site do Serasa Experian para acompanhar o seu Score e CPF gratuitamente e por número ilimitado de vezes.

Aplicativo Serasa consumidor 

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store (para aparelhos com sistema operacional iOS) e no Google Play (para aparelhos Android).

Faça seu Cadastro e descubra a pontuação do Score  no Site do Serasa: serasaconsumidor.com.br/score/

VEJA TAMBÉM:

  1. Cartão de Credito Nubank : Saiba como ser aprovado
  2. Financiamento de Veículos – Como Funciona

 

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.