Mitos e verdades sobre nome negativados

0
3204

PUBLICIDADE

Ficar com o nome negativado produz como consequência várias restrições, no entanto existe muito confusão a respeito de ter o nome sujo que não corresponde com acontece na realidade. Esse é o caso dos mitos e verdades que vê nesse artigo.

Se você tem um nome negativado, ficará com restrição para sempre


Mito. As informações da inadimplência referente a cada divida permanecem no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito por 5 anos.

PUBLICIDADE

Quando pagamos a conta que causou a negativação, as informações são atualizadas em até 10 dias, desde que a instituição as reporte. Portanto, é importante conhecer o status atual do nome perante esses órgãos e verificar se há algum erro no registro.

Nos órgão de proteção ao crédito, você tem o direito por lei de consultar a situação do seu nome.

Escolas e faculdades podem se recusar a fazer ou renovar matricula?

Verdade. Embora as instituições de ensino não possam impedir que o estudante assista ou faça as provas do período letivo para pagamento, elas podem decidir não renovar ou não aceitar em seu corpo de alunos a matricula feita por pessoas com nome sujo.

Enquanto uma renegociação não é paga o nome não fica limpo

Mito. Em caso de renegociação de divida, não precisa que a última parcela seja paga para que o nome seja limpo. A partir do primeiro pagamento, o nome deve ser limpo.

Os bancos podem negar produtos e credito para quem tem nome negativado

PUBLICIDADE

Verdade. Qualquer produto ou serviço bancário que envolva a concessão de crédito pode ser negativado. Então, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos podem ser negados. Já poupança ou conta investimento que não tem relação com crédito, por exemplo, deve ser liberada.

 O banco pode cancelar cartão de quem não tem nome limpo

Mito. Depois que você está usando um cartão de crédito só será cancelado se ele também não tiver várias faturas pagas. No entanto, o banco tem o direito de não dar o cheque especial e talões de cheque para quem está com nome restrito.

O nome pode ficar sujo em mais de um órgão           

Verdade. Não existe apenas uma instituição responsável por negativar o nome. Grandes empresas utilizam todas elas para fazer a inclusão em caso de inadimplência.

Além disso, essas empresas usam protesto do título em cartório e a ação judicial, enfim, todos os meios legais para recuperar o valor do pagamento.

Pequenos negócios registram em um órgão, mas a maioria das organizações consultam vários locais para conceder algum credito.

Quem não tem dívida, não pode ter o nome negativado

Mito. Em casos de fraude ou falha no registro de pagamento podem levar uma pessoa a ter o nome sujo, mesmo fazendo todos os seus pagamentos em dia.

A cobrança da dívida pode ser feita por empresas diferentes

Verdade. As empresas podem passar o processo de cobrança para companhias de recuperação de crédito. Somente a cobrança, mas a dívida permanece com o estabelecimento com o qual foi firmado o contrato de compra.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.