IPVA 2022: CONSULTE QUEM TEM A ISENÇÃO ou O DESCONTO – CONFIRA GRÁTIS PELO APP

Publicidade

Assim que o final deste ano se aproxima, os brasileiros já começam então a se programar para o IPVA 2022. E também, para outras contas que costumam chegar logo no começo do ano. O IPVA nada mais é do que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. 

A cobrança deste imposto é tanto para automóveis novos como seminovos. E o cálculo do seu valor é feito com base no preço do veículo, mais as taxas do Detran. Ou seja, porque quanto mais caro e novo ele for, sem dúvida maior será o custo do seu IPVA. 

As taxas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para o IPVA 2022 podem variar entre 1% e 4% em relação ao custo do automóvel. Porém, nem todos os veículos se enquadram também nesta cobrança, e por isso conseguem ficar isentos. Para entender um pouco melhor, acompanhe o nosso artigo:

Imagem do (Google)

Entenda como o cálculo da cobrança do IPVA 2022 é feito

Antes de explicar como o cálculo do IPVA 2022 é feito, é importante entender que ele é de responsabilidade de cada um dos estados. Porém, comumente para os veículos usados, a base de cálculo atribuída envolve o preço médio de tabela no final da cobrança anterior. 

Dessa forma, os valores seguem pesquisas bem como em publicações especializadas, e posteriormente, na própria rede agenciadora. Em geral, a consulta da Tabela Fipe é feita nesta etapa. 

Publicidade

Já nos casos dos veículos que são novos, o cálculo de IPVA 2022 leva em consideração o valor atribuído ao veículo em sua nota fiscal. Com os carros antigos importados, o cálculo envolve o preço que consta no documento mais tributos e encargos que não foram recolhidos. 

Qual é o destino do valor pago no IPVA 2022?

Muitas pessoas realizam o pagamento do IPVA 2022 e não sabem exatamente para onde este dinheiro é destinado. Assim sendo, o valor do imposto é dividido em 50% para o Estado e os outros 50% para o Município onde o proprietário do veículo mora. 

Apesar de ser arrecadado pelos veículos, os valores são destinados para diferentes áreas de serviços essenciais da população como, por exemplo, a saúde, educação, transporte, segurança, infraestrutura, segurança, entre outros. 

Ou seja, realizar o pagamento do IPVA 2022 contribui para o investimento em escala Estadual e Municipal, ajudando a melhorar a qualidade de vida em geral da população a qual o contribuinte faz parte. 

Saiba como a isenção do IPVA 2022 funciona nos casos de doenças específicas

Algumas doenças também garantem ao dono do veículo a isenção do IPVA 2022. Porém, se trata de um automóvel adaptado conforme as necessidades da pessoa. Além disso, ele precisa prestar contas também sobre os condutores autorizados. 

Algumas das doenças que garantem a gratuidade são: Amputações, artrodese, artrite reumatóide, alguns tipos de câncer, autismo, AVC, AVE, doenças degenerativas, encurtamento de algum membro ou má formação do mesmo, e doenças neurológicas. 

Outras que também estão incluídas na isenção do IPVA 2022 são: Esclerose múltipla, escoliose acentuada, LER, linfomas, manguito rotador, paralisia cerebral, paraplegia, parkinson, poliomielite, problemas na coluna, próteses internas e externas entre outras. 

Publicidade

Veja como funciona a Isenção do IPVA 2022 por ano de fabricação do veículo  

Segundo o próprio Departamento Estadual de Trânsito, o IPVA 2022 é isento para aqueles veículos que possuem dez ou vinte anos de fabricação. No entanto, a isenção segue determinações diferentes em cada estado brasileiro. 

  • Fabricação antes de 2002 ou com mais de 20 anos de fabricação para: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, e Mato Grosso do Sul;
  • Fabricação anterior a 2010 ou com mais de 10 anos de fabricação para: Rio Grande do Norte e Amapá;
  • Fabricados entre de 2007 ou com mais de 15 anos para: Tocantins, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Piauí, Maranhão, DF, Espírito Santo, Ceará, Amazonas e Bahia.
  • Para o Mato Grosso: Veículos fabricados com 18 anos ou antes de 2004;
  • Fabricação antes de 1992 ou com 30 anos para: Santa Catarina e Pernambuco;
  • Minas Gerais: Isenção apenas para carros de placa preta;
  • Roraima: Isenção para os veículos agrícolas, táxis, veículos PCD, ambulâncias e motos com até 160 cilindradas; 

Saiba como realizar a consulta do seu IPVA 2022

A consulta do seu IPVA 2022 pode ser feita rapidamente e de forma simples através da internet. Para isso, basta acessar o site do Detran referente ao seu estado com algumas informações em mãos, como o RENAVAM. Para mais conteúdos como esse, visite a nossa página de Notícias!

Ao acessar o site do Detran, clique na aba de “Veículos” e depois, em “Licenciamento anual”. Nesta etapa, informe os seus dados pessoais para um cadastro.

No caso dos veículos de São Paulo, esse processo é feito pelo portal, e após realizar o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, a pessoa terá a impressão do CRLV-e disponível no próprio portal ou no aplicativo “CDT- Carteira Digital de Trânsito”.