Abono Salarial – Veja Quem Tem Direito ao Benefício

Publicidade

Considerando o fato de que o abono salarial é um benefício a disposição do povo brasileiro, o mais correto e sensato é que todos os trabalhadores tenham direito de recebe-lo. Mas sabemos que infelizmente nem todo trabalhador consegue ter acesso ao abono salarial.

E as dúvidas sobre quem tem ou não direito de receber o abono salarial sempre estão diante de nós. Por isso nós preparamos esse texto para esclarecer de fato o que é preciso para que um trabalhador brasileiro se encaixe nos requisitos que compõem o abono salarial.

Publicidade

Se você trabalha e deseja saber detalhes que podem tirar suas dúvidas continue lendo este pequeno tutorial sobre o abono salarial. E veja como fazer sua inscrição e as datas em que serão realizados os pagamentos do benefício para este ano de 2021.

O Que é e Como Funciona o Benefício Abono Salarial

O Abono salarial é um benefício que está a disposição dos trabalhadores brasileiros que prestaram serviços para pessoas jurídicas por pelo menos 1 mês no ano anterior.

Dessa forma, ele é pago no ano seguinte com valor máximo de 1 salário mínimo vigente. Para que o trabalhador tenha direito de receber o valor máximo do Abono Salarial, ele precisa ter trabalhado durante todo o ano passado.

Caso contrário ele receberá o benefício proporcionalmente, os valores variam entre R$ 92,00 reais e R$ 1.100 reais, o salário mínimo atual.

Se trata de um dos mais antigos benefícios que os trabalhadores possuem. O Abono salarial foi criado dia 7 de Setembro de 1970. Na época quem governava o Brasil era o presidente Emílio Garrastazu Médici, através da Lei Complementar 7/70, nº 7.

Publicidade

Onde é Feito o Saque Do Abono Salarial?

Outra dúvida que muitos trabalhadores brasileiros possuem, é com relação ao saque do Abono Salarial. Muitos pensam que é somente se dirigindo a pessoalmente à uma agência da Caixa Econômica Federal. Ou então que o saque é feito apenas na conta corrente do beneficiário.

Mas existem algumas etapas que fazem parte do pagamento do benefício que precisam ser entendidas detalhadamente pelos trabalhadores que tem direito ao Abono Salarial.

A primeira delas é entender o calendário de pagamento que acontece todos os anos. Em cada mês o pagamento é feito de acordo com o mês do nascimento do trabalhador.

Em segundo lugar, é preciso deixar todos os documento referentes ao benefício em ordem, como por exemplo: CPF, RG, CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social e demais requisitos.

E os saques podem ser realizados em estabelecimentos que tem vínculo com a Caixa Econômica Federal, como por exemplo: Lotéricas. Caixas 24 horas e Caixas Eletrônicos em geral. Se você tiver o cartão cidadão, fica muito mais fácil para efetuar seus saques.

Quem Tem Direito a Receber o Abono Salarial?

Conforme já mencionamos, não são todos os trabalhadores brasileiros que tem direito de receber o Abono Salarial. Ou seja, é preciso preencher alguns requisitos que fazem parte do programa para conseguir recebe-lo anualmente.

1 – Ter cadastro efetivo n o Pis à mais de 5 anos.

2 – Receber até 2 salários mínimos mensais durante 1 ano.

3 – Ter exercido atividade por uma empresa por pelo menos 15 dias.

4 –  Atualizar os dados na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

No caso da atualização da RAIS, quem faz ela é a empresa. Portanto, o trabalhador deve conferir constantemente para ver se seus dados estão realmente atualizados.

No site do ministério da Economia, o trabalhador consegue acompanhar detalhadamente com estão seus dados e consequentemente seus direitos de receber o benefício. Bastando informar o número do seu PIS / PASEF.

Como Consultar o Saldo do Abono Salarial Pela Internet

Você pode saber como está o saldo, o calendário de pagamento e as datas em que o dinheiro estará disponível usando os serviços da internet. Uma das maneiras mais fáceis, é pelo aplicativo oficial da Caixa Trabalhador.

Com ele você consegue saber detalhes do benefício de Abono Salarial. Para fazer sua instalação, basta acessar sua loja de aplicativos em seu aparelho celular. Ele está disponível para aparelhos Androids e iOS Smartphones. E ao fazer sua instalação, fica muito mais fácil ver os detalhes que compõem seu benefício.

Você também pode saber como está seu Abono Salarial, através do site oficial da Caixa Econômica Federal. Todas estas informações ajudam bastante o trabalhador brasileiro.

Por exemplo: se ele acessar o site ou aplicativo, será possível ver o saldo e as datas de pagamento. Dessa forma, ele evita de ter que ir ao Banco fazer um saque sem ter certeza de que o dinheiro vai estar disponível.

Publicidade