Leilão de carros – Saiba como funciona, dicas e onde comprar

Publicidade

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que um leilão de carros pode dar boas vantagens para quem quer economizar dinheiro na aquisição do seu veículo. No entanto, saiba que não é tão simples assim, e essa compra exige alguns cuidados. 

Assim como acontece na compra de um veículo usado, ou seja, quando você compra diretamente do proprietário, existem algumas avaliações que são essenciais para determinar se o carro está em boas condições e claro, se justifica o seu valor. 

Publicidade

No entanto, no leilão de carros essa avaliação é um pouco diferente. Neste artigo, separamos as principais informações que você precisa saber sobre este assunto, bem como, dicas e lugares seguros para comprar. Veja a seguir, nos próximos tópicos.

Imagem do (Google)

Como é feito o leilão de carros?

A forma mais simples de definir um leilão de carros é dizer que ele é uma venda pública de veículos apreendidos. Quando falamos de carros, existem três categorias em que eles podem se enquadrar. 

A primeira delas é a de “apreendidos pelos órgão de trânsito”, a segunda, dos “veículos que não tiveram o financiamento pago” e por último, “os veículos que por conta de algum defeito, foram recolhidos”. 

Outra coisa importante sobre os veículos presentes no leilão de carros é que eles podem tanto ser vendidos como conservados, bem como, na categoria de sucatas. Este último, é disponível para desmanches e não pode ser regularizado.

Quem pode participar e comprar em um leilão de carros?

Assim como também pode acontecer em outras modalidades, o leilão de carros é público. Por conta disso, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas têm direito a se cadastrar e acompanhar os lotes oferecidos. 

Publicidade

No entanto, para isso, você precisa ser maior de idade. Ou seja, ter mais de 18 anos. Além disso, pessoas com o nome sujo no Serasa ou no SPC também não podem participar dos leilões. 

Mas, tirando essas exceções, o leilão de carros é bem amplo neste sentido. Vale dizer que em relação a documentação, você vai precisar principalmente do seu CPF, RG e também, de um comprovante de residência. 

Dúvidas frequentes: Como saber a procedência do veículo, taxas e outros custos 

Normalmente, o leilão de carros já disponibiliza a maioria das informações como, por exemplo, a sua procedência na própria descrição do lote. No entanto, se você está buscando por mais informações, pode procurar no site da empresa ou no do Detran.

Uma coisa que poucos sabem é que você pode fazer um seguro para o veículo arrematado em um leilão. No entanto, vale dizer que não são todas as seguradoras que aceitam carros sob a categoria de sinistrado. Mas, outras no mercado aceitam. 

Por fim, em relação a custos, além dos reparos necessários no carro, você também precisa dispor do valor sobre o IPVA do ano em que comprou, bem como, as dívidas existentes dele. Por isso, é importante “puxar” todo o histórico do veículo antes no Detran.

Existe leilão de carros online que são seguros?

Bem como acontece com outros produtos, o leilão de carros também está disponível para a participação online. E claro, devido aos seus preços atrativos e a boa inclusão de participantes, eles estão cada vez mais populares entre as pessoas. 

Mas, existe alguma regulamentação sobre a comercialização destes carros online? A resposta é sim. Para isso, vamos analisar o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nele, diz que a modalidade online tem preferência.  

Sendo assim, qualquer veículo que seja apreendido ou removido o dono tem um prazo de 60 dias para ir atrás de seu bem. Passado esse prazo, ele é avaliado e então encaminhado para leilão. Este, acontece preferencialmente eletronicamente.   

Veja como participar e adquirir o seu carro no leilão

Durante um leilão de carros, é normal que algum passo a passo precise ser feito. Assim, você garante maior segurança para a sua compra e também, não deixa de pular alguns passos essenciais. Confira abaixo, quais são eles:

  • Confira a veracidade tanto da empresa de leilões como também, dos leiloeiros no site da junta comercial do Estado em questão e veja se ele tem cadastro lá;
  • Analise todas as informações disponíveis do veículo tanto na descrição como no edital. Se for possível, também realize a visita presencial;
  • Tenha sempre em mente o valor que você tem disponível para que não se perca ao longo dos lances;
  • Geralmente, o pagamento é à vista. Por isso, se programe para ter o valor na data correta de pagamento. Não esqueça, de respeitar os horários na data agendada para a retirada. 

Com as dicas e informações deste conteúdo, ao entrar no leilão de carros você vai se sentir mais preparado e também, atento a qualquer possibilidade de golpe. Para conferir mais artigos como este, visite a nossa página de Notícias

Um dos sites seguros que você pode acessar para conferir lotes de leilões de automóveis é o dos leilões judiciais. Nele, também são ofertados motos, imóveis, fazendas, equipamentos entre outros bens. 

Caso tenha mais alguma dúvida sobre esta modalidade de compra ou então, sobre documentações, também recomendamos o site do Detran. Lá, existem vários campos de dúvidas frequentes que podem te auxiliar. 

Publicidade