Consultar CPF online gratuitamente

5
109154

PUBLICIDADE

Ter o nome restrito e o CPF negativado  é um problema vivido por muitas pessoas e que as impede de fazer coisas como abrir contas em banco, pedir cartão de crédito, comprar a prazo, pedir empréstimo e muito mais. Existem algumas empresas que até deixam de contratar os profissionais que estão com débitos em seu nome.

Por outro lado, quem tem o nome limpo também precisa estar bem colocado no sistema Score para que suas compras e pedidos de crédito sejam autorizados mais facilmente. Saiba agora o que significa tudo isso e como consultar tanto o CPF quanto o Score de forma gratuita e online.

A consulta do CPF  serve para que o consumidor saiba se tem dívidas ou não e, se tiver, com quem elas são. Sempre que um cliente deixa de pagar algo por certo tempo, a prestadora de serviço pede ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que coloque o nome dele dentre os restritos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O grande problema é que nem sempre os consumidores sabem que seu nome está sujo: às vezes, pode se tratar de um débito oriundo de serviço que eles não sabiam que estava ativo. Há casos até mesmo de correntistas de banco que não sabiam que a sua conta estava com saldo devedor e, por isso, não quitaram a dúvida e seu nome chegou ao SPC.

Devido ao que foi explicado acima, é extremamente importante que todas as pessoas consultem o seu CPF com regularidade para ter certeza de que não têm dívidas desconhecidas.

PUBLICIDADE


Como consultar  CPF online gratuitamente

Além do SPC, existe outra empresa de proteção ao crédito bastante conhecida: é o Serasa, que tem uma ferramenta de consulta online gratuita. Para usar:

  • Entre no site do Serasa Consumidor ;
  • Selecionar “Consulte agora seu CPF”;
  • Criar um login no site do Serasa (inclusive, é possível usar a conta do Facebook);
  • Se o cidadão estiver com restrições no nome, o Serasa vai mostrar quem é o credor para que se possa providenciar uma negociação;
  • Se o nome do cidadão estiver sem nenhuma dívida, surgirá uma mensagem dizendo isso.

Consulta de CPF: como proceder se houver dívida?

Se a consulta feita no site indicar que existe algum débito, também estará indicado o credor. Muitas vezes, o próprio Serasa intermedeia a negociação e, se isso não for oferecido, o indivíduo pode ligar para a empresa, dizer que consultou o seu nome e viu que existe uma pendência, desejando informações sobre parcelamentos ou pagamento à vista.

No caso de a pessoa fazer um acordo (ou seja, ela dividir a dívida em várias parcelas) o seu nome deixará o registro de inadimplentes logo no primeiro pagamento. Entretanto, se os demais forem atrasados, a restrição voltará.

Como funciona o Score

Esse também é um serviço do Serasa Consumidor e seu objetivo é mostrar às empresas que determinada pessoa é uma boa pagadora. Quando os bancos, financeiras, lojas, etc., concordam em fornecer crédito ou parcelar algo, estão assumindo o risco de o cliente não pagar e, com um bom Score, o cidadão demonstra que é confiável.

A contagem do Score é feita em uma escala de 0 a 1.000 pontos: quanto mais próximo da pontuação máxima a pessoa está, mais confiável ela é. Sendo assim, é mais fácil conseguir financiamentos, parcelamento de produtos e serviços, empréstimo, cartão de crédito, abertura de contas e muito mais.

A pontuação de cada um não é fixa: ela se movimenta de acordo com a vida financeira. Uma pessoa que tem 800 pontos e é considerada uma excelente pagadora pode, em algum momento, atrasar determinada conta e a sua pontuação passar para 750. Da mesma forma, ela também pode adiantar o pagamento de algo no mês seguinte e a sua pontuação subir para 830.

Como consultar o Score online gratuitamente

O cidadão fará o mesmo login ensinado acima: ao lado da mensagem que diz que não existe dívida no Serasa, o consumidor encontrará uma espécie de gráfico em verde. Ele é circular e, no seu interior, há o número 1.000; a linha que corresponde à sua pontuação de confiabilidade estará em verde. Ao lado, o Serasa mostrará o seguinte: “A chance de você pagar as suas contas é”, com a avaliação. Esse Score também é chamado, em alguns casos, de Cadastro Positivo.

Como o consumidor pode deixar seu Score mais alto no Serasa

Como falado, esse score é dinâmico e, de acordo com a conduta financeira do cidadão, ele é alterado. Quem deseja aumenta-lo precisa:

  • Pagar qualquer débito, antes que ele motive a negativação do nome;
  • Evitar atraso ao pagar qualquer tipo de conta;
  • Manter seus dados no Serasa atualizados;
  • É interessante ter uma quantia limitada de compromissos financeiros ao mesmo tempo: caso contrário, é bem possível que, em algum momento, não se possa pagar todos eles.

Faça seu Cadastro no Site do Serasa: serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf

Aplicativo Serasa Consumidor  

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store (para aparelhos com sistema operacional iOS) e no Google Play (para aparelhos Android).

Veja Também :

    1. Como aumentar o score de crédito
    2. Como limpar o nome online no Serasa
    3. Aplicativo rastreamento de filhos
    4. Cartão de Credito Nubank : Saiba como ser aprovado

Esse artigo te ajudou ?

Comente aqui em baixo e compartilhe nas suas redes sociais com todos os seus amigos .

PUBLICIDADE

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.