Consultar CPF online gratuitamente

3
58986

PUBLICIDADE

Ter o nome restrito e o CPF negativado  é um problema vivido por muitas pessoas e que as impede de fazer coisas como abrir contas em banco, pedir cartão de crédito, comprar a prazo, pedir empréstimo e muito mais. Existem algumas empresas que até deixam de contratar os profissionais que estão com débitos em seu nome.

Por outro lado, quem tem o nome limpo também precisa estar bem colocado no sistema Score para que suas compras e pedidos de crédito sejam autorizados mais facilmente. Saiba agora o que significa tudo isso e como consultar tanto o CPF quanto o Score de forma gratuita e online.

A consulta do CPF  serve para que o consumidor saiba se tem dívidas ou não e, se tiver, com quem elas são. Sempre que um cliente deixa de pagar algo por certo tempo, a prestadora de serviço pede ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que coloque o nome dele dentre os restritos.


PUBLICIDADE

O grande problema é que nem sempre os consumidores sabem que seu nome está sujo: às vezes, pode se tratar de um débito oriundo de serviço que eles não sabiam que estava ativo. Há casos até mesmo de correntistas de banco que não sabiam que a sua conta estava com saldo devedor e, por isso, não quitaram a dúvida e seu nome chegou ao SPC.

Devido ao que foi explicado acima, é extremamente importante que todas as pessoas consultem o seu CPF com regularidade para ter certeza de que não têm dívidas desconhecidas.

Como consultar  CPF online gratuitamente

Além do SPC, existe outra empresa de proteção ao crédito bastante conhecida: é o Serasa, que tem uma ferramenta de consulta online gratuita. Para usar:

  • Entre no site do Serasa Consumidor ;
  • Selecionar “Consulte agora seu CPF”;
  • Criar um login no site do Serasa (inclusive, é possível usar a conta do Facebook);
  • Se o cidadão estiver com restrições no nome, o Serasa vai mostrar quem é o credor para que se possa providenciar uma negociação;
  • Se o nome do cidadão estiver sem nenhuma dívida, surgirá uma mensagem dizendo isso.

Aplicativo Serasa consumidor 

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store (para aparelhos com sistema operacional iOS) e no Google Play (para aparelhos Android).

Consulta de CPF: como proceder se houver dívida?

Se a consulta feita no site indicar que existe algum débito, também estará indicado o credor. Muitas vezes, o próprio Serasa intermedeia a negociação e, se isso não for oferecido, o indivíduo pode ligar para a empresa, dizer que consultou o seu nome e viu que existe uma pendência, desejando informações sobre parcelamentos ou pagamento à vista.

No caso de a pessoa fazer um acordo (ou seja, ela dividir a dívida em várias parcelas) o seu nome deixará o registro de inadimplentes logo no primeiro pagamento. Entretanto, se os demais forem atrasados, a restrição voltará.

Como funciona o Score

Esse também é um serviço do Serasa Consumidor e seu objetivo é mostrar às empresas que determinada pessoa é uma boa pagadora. Quando os bancos, financeiras, lojas, etc., concordam em fornecer crédito ou parcelar algo, estão assumindo o risco de o cliente não pagar e, com um bom Score, o cidadão demonstra que é confiável.

A contagem do Score é feita em uma escala de 0 a 1.000 pontos: quanto mais próximo da pontuação máxima a pessoa está, mais confiável ela é. Sendo assim, é mais fácil conseguir financiamentos, parcelamento de produtos e serviços, empréstimo, cartão de crédito, abertura de contas e muito mais.

A pontuação de cada um não é fixa: ela se movimenta de acordo com a vida financeira. Uma pessoa que tem 800 pontos e é considerada uma excelente pagadora pode, em algum momento, atrasar determinada conta e a sua pontuação passar para 750. Da mesma forma, ela também pode adiantar o pagamento de algo no mês seguinte e a sua pontuação subir para 830.

Como consultar o Score online gratuitamente

O cidadão fará o mesmo login ensinado acima: ao lado da mensagem que diz que não existe dívida no Serasa, o consumidor encontrará uma espécie de gráfico em verde. Ele é circular e, no seu interior, há o número 1.000; a linha que corresponde à sua pontuação de confiabilidade estará em verde. Ao lado, o Serasa mostrará o seguinte: “A chance de você pagar as suas contas é”, com a avaliação. Esse Score também é chamado, em alguns casos, de Cadastro Positivo.

Como o consumidor pode deixar seu Score mais alto no Serasa

Como falado, esse score é dinâmico e, de acordo com a conduta financeira do cidadão, ele é alterado. Quem deseja aumenta-lo precisa:

  • Pagar qualquer débito, antes que ele motive a negativação do nome;
  • Evitar atraso ao pagar qualquer tipo de conta;
  • Manter seus dados no Serasa atualizados;
  • É interessante ter uma quantia limitada de compromissos financeiros ao mesmo tempo: caso contrário, é bem possível que, em algum momento, não se possa pagar todos eles.

Faça seu Cadastro aqui no Site do Serasa: serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf

Para Baixar o APLICATIVO no seu Celular Acesse o Play Store ou App Store.

VEJA TAMBÉM:

  1. Cartão de Credito Nubank : Saiba como ser aprovado
  2. Financiamento de Veículos – Como Funciona

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.