CNH Suspensa ou Cassada? Volte a Dirigir

0
11
ANÚNCIOS


A cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma das maiores penalidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois pode deixar o condutor sem dirigir por até 2 anos e os leva a uma série de outros transtornos. Ela possui algumas causas específicas e, de maneira geral, costuma estar relacionada à reincidência (ser penalizado pela mesma infração no mesmo ano) em infrações gravíssimas.

Se você teve um processo para cassação de sua CNH iniciado recentemente, leia este artigo. Nele, falaremos sobre a cassação da CNH e quais as previsões legais que a sustentam. Além disso, lhe daremos motivos sólidos para recorrer desse processo e evitar ficar todo esse tempo sem poder dirigir, e ainda trataremos das fases do recurso para cancelar penalidades de trânsito.

Tire suas dúvidas sobre CNH

MOTIVOS EM QUE A CNH PODE SER CASSADA:

Dirigir com a CNH suspensa.
Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias.
Dirigir sem a Permissão para Dirigir (Permissão).
Dirigir sem aparelhos auditivos e lentes corretivas, caso sejam necessárias.
Dirigir alcoolizado.
Organizar rachas ou eventos de manobras sem autorização prévia.

Assim como em casos da CNH Suspensa, o condutor também tem o direito de apresentar defesa junto ao DETRAN. Porém, caso a defesa seja recusada, o condutor fica impedido dirigir por pelo menos 24 meses.

PODE DIRIGIR COM A CNH SUSPENSA OU CASSADA?

Apesar do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelecer punições para os condutores que dirigem com a CNH suspensa ou cassada, ainda é uma prática comum entre os brasileiros “deixar para depois” e dirigir por meses correndo riscos, e as vezes até anos, com o documento ilegal.

Caso a CNH esteja suspensa, as consequências podem incluir multas e a própria cassação da carteira de motorista. Já em casos onde a CNH já está cassada, as coisas podem complicar ainda mais, podendo inclusive levar o condutor direto à prisão.

Sempre na hora de vender o veículo, também é importante nunca registrar os dados do novo proprietário nos documentos do veículo sem antes verificar seu histórico de multas. Isso porque, caso o novo dono do veículo tenha cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses da compra, elas podem acabar sendo contabilizadas na sua própria CNH.

QUANDO É PRECISO FAZER RECICLAGEM?

Entrar com o processo de defesa não garante a recuperação do direito de dirigir e, caso ele seja negado, o condutor terá que fazer o Curso de Reciclagem de qualquer maneira após concluído o processo, o condutor não conseguirá fazer o curso durante o processo administrativo.

Além disso, esse curso pode ser feito totalmente online e de forma bastante flexível de acordo com a disponibilidade de horário do condutor, podendo ser realizado inclusive a partir do seu próprio celular.

Caso você esteja com a CNH Suspensa ou Cassada, encontre uma auto escola mais próxima de sua residência agora mesmo e evite perder tempo com os processos administrativos que envolvem a recuperação da CNH suspensa ou cassada.


LEIA TAMBÉM SOBRE

♣CNH SOCIAL, SAIBA AS VANTAGENS♣

CNH Social e Suas Vantagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.