Já está Disponível a Nova CNH Digital 2019.

0
23588

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital já pode ser solicitada por qualquer motorista cujo documento tenha sido emitido depois de 2017.


PUBLICIDADE

A CNH Digital proporciona simplicidade na verificação policial, mas sua função principal é ajudar o condutor que esquece do documento impresso: basta mostrá-lo na tela do Smartphone. Pessoas com CNH anterior ao ano de 2017 podem solicitar a segunda via para ter acesso ao aplicativo, mas com custo variável em cada Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Confira aqui como funciona a CNH Digital e como cadastrar-se.

A CNH Digital é exatamente igual à carteira de motorista impressa, com as mesmas informações; com isso, qualquer policial que abordar o condutor e visualizar esse documento poderá consultar sua validade.


PUBLICIDADE

Porém, a CNH Digital não serve para identificação oficial: se alguém não estiver com o RG e precisar se identificar, precisará da versão impressa. É essencial esclarecer que esse é um documento opcional: nenhum cidadão é obrigado a ter a carteira de motorista digital, somente a impressa.

CNH Digital
CNH Digital

Como é o cadastro para a CNH Digital

Para quem tem o documento mais recente, é tudo bastante fácil:

  • Acessa-se o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN);
  • Clica-se uma vez na opção “Cadastro”, à esquerda;
  • Insere-se data de nascimento, e-mail, CPF e cria-se uma senha;
  • Clica-se em “Cadastrar”;
  • O site do DENATRAN vai fornecer um código de ativação que o motorista precisará guardar;
  • Realiza-se o download do app CNH Digital: pode-se usar o link da Google Play Store, da Apple Store ou a loja de app do dispositivo;
  • Instalando o app, será necessário inserir o código de ativação concedido pelo DENATRAN e que o motorista anotou.

O código de ativação serve para que a CNH Digital tenha todas as informações do próprio DENATRAN: quando o policial a consultar, acessará a todo o perfil do condutor, ou seja, se ele tem multas pendentes, se a sua pontuação ocasionou a suspensão da carteira e muito mais.

Cadastro para a CNH Digital para documentos anteriores a 2017

Nesse caso, não existe o QR Code, que é uma forma de certificação eletrônica muito importante no uso dos aplicativos. A solução é pedir a segunda via da carteira de motorista, mas isso é válido somente quando ainda falta bastante tempo para a renovação obrigatória.

Se o motorista já estiver no ano de renovar a sua habilitação, é mais proveitoso faze-lo. Para este, o processo é mais caro e mais demorado: como em toda renovação, pode ser preciso fazer exame psicológico novamente e alguns outros, como a avaliação médica.

Em alguns Estados, os motoristas chegam a pagar mais de R$ 300,00 no processo de renovação de carteira, lembrando que ela dura por cinco anos. Depois que a segunda via ou a renovação foram feitas, é só ir ao site do DENATRAN, cadastrar-se e anotar o código de ativação.

A CNH Digital pode ser suspensa?

A Carteira Nacional de Habilitação digital é somente uma reprodução do documento físico e as informações do DETRAN e DENATRAN servem para ambas. Por isso, a pessoa que estiver com a CNH suspensa por causa de infrações não poderá usar nem a impressa e nem a digital. Teoricamente, o condutor conseguirá abrir o documento no aplicativo, mas o policial averiguará a suspensão e o veículo será apreendido.

Cuidados com a CNH Digital

O fato de o motorista ter o documento digital não significa que ele deve deixar a habilitação impressa em casa: afinal, é possível que a bateria descarregue, que haja uma pane, etc. O ideal é que se esteja com a carteira de motorista impressa e com a digital: na eventualidade de problema com uma delas, o cidadão consegue comprovar a sua situação regular.

A única empresa autorizada a fornecer o app CNH Digital é o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Sendo assim, só se deve fazer o download se este órgão for mostrado como o desenvolvedor. Quando pessoas mal-intencionadas obtêm os dados do motorista, podem cometer fraudes referentes à pontuação e às multas. Uma maneira adicional de evitar isso é colocar um antivírus no dispositivo antes de colocar nele o CNH Digital.

Quem tem carteira de motorista cassada pode fazer CNH Digital?

Há muitos condutores que estão proibidos de dirigir por estarem com a pontuação estourada: isso significa que eles cometerem excesso de infrações e, por causa disso, não são considerados seguros para o trânsito.

Esse tipo de condutor não pode emitir CNH Digital enquanto não tiver uma nova CNH impressa. Para consegui-la, deverá fazer todo o procedimento da primeira carta, como participar das aulas na autoescola (teóricas e práticas), realizar a prova do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e também todos os exames psicotécnicos. Se a carteira de motorista for concedida novamente, será possível emitir também a CNH Digital.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.