Carteira de trabalho digital

Sendo um trabalhador formal ou não, você com certeza já ouviu falar na carteira de trabalho, não é mesmo? A carteira que mais parece um pequeno caderno, cuja capa além de ser azul, ainda conta com um símbolo da Receita Federal.

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. O documento é exigido na contratação formal de qualquer cidadão e pode ser solicitada por qualquer pessoa brasileira, ou que seja naturalizado, que possua pelo menos 14 anos de idade.

A carteira de trabalho por sua vez, foi modernizada e hoje podemos obtê-la em formato digital, o que além de descomplicar bastante a nossa vida, ainda proporciona mais segurança, já que tudo estará aí mesmo na tela de seu smartphone.

Portanto, se você deseja obter mais informações a respeito não só de quais os dados que uma carteira digital carrega, mas também, como obter a sua digital, sugerimos que você continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem à oferecer.

Resultado de imagem para Carteira de trabalho digital

O que é e como funciona a carteira de trabalho?

Conforme ressaltamos anteriormente neste artigo, a carteira de trabalho basicamente trata-se de um dos mais importantes documentos que um cidadão brasileiro deve possuir, principalmente, claro, os trabalhadores regidos pela CLT- Consolidação de Leis Trabalhistas, ou seja, trabalhadores formais, que também podemos reconhecermos como os de carteira assinada.

A carteira que atende pela sigla CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) foi criada no ano de 1904, no qual o seu intuito é justamente de proporcionar a identificação e certificação do trabalhador, e também, contrato obtido entre determinado profissional e o seu empregador.

É interessante ressaltarmos que apesar da carteira de trabalho poder ser disponibilizada à todos os brasileiros que possuem pelo menos 14 anos, todos os que possuem até 17 anos de idade entretanto, devem atender à diferentes regras de vínculos empregatícios.

Quais informações uma carteira de trabalho carrega?

A CTPS é um documento responsável de carregar uma série de informações essenciais relacionadas ao seu trabalho e profissão, e entre tantas, estão algumas a seguir:

  • CBO- Classificação Brasileira de Ocupação;
  • NIS- Número de Identificação Social;
  • DV- Dígito Verificador;
  • Informações relevantes do contrato entre as partes;
  • salário;
  • data de admissão;
  • registro de acidentes de trabalho.

Carteira de trabalho digital- O que é e como funciona?

Não e muito difícil identificar que a carteira de trabalho digital trata-se basicamente de um novo formato do convencional documento impresso, que conforme já foi dito, trata-se de um pequeno caderno com a capa azul, está desenhado o símbolo da Receita Federal.

Entretanto, antes que possamos fornecer o passo a passo de como efetuar a instalação e também o acesso à CTPS Digital, vale ainda ressaltarmos algumas condições da mesma.

Apesar do aplicativo do documento digital ter sido no ano de 2017, o mesmo entretanto, passou a substituir a carteira de trabalho convencional, apenas após a resolução recente do Governo Federal.

Dentre todas as vantagens que há, ao instalar o aplicativo em questão, com certeza uma das quais mais nos demos conta é a sua agilidade, já que obviamente, você não precisa esperar em qualquer fila para que possa ter o documento em suas mãos.

Além disso, você ainda conta com  mais facilidade no momento em que você querer consultar a sua carteira, já que sobretudo, você terá acesso à uma interface bastante intuitiva.

Passo a passo de como efetuar a instalação

Passo 1: Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone, seja ela Google Play ou App Store.

Passo 2: Na barra destinado à pesquisa, digite “Carteira de Trabalho Digital”.

Passo 3: Quando já encontrar o aplicativo (que deve ser gratuito), basta apenas clicar no botão que indica o seu download, seja ele “Obter” ou “Instalar”.

Passo a passo de como se cadastrar no aplicativo

Passo 1: Quando o download já estiver sido finalizado, acesse-o;

Passo 2: A princípio, será solicitado o seu CPF- Cadastro de Pessoa Física, para que posteriormente, você seja direcionado ao login, no qual, caso você não possua um registro, é necessário clicar em “Cadastrar”.

Passo 3: Na tela pela qual será direcionado, será solicitado algumas informações, como por exemplo, um email válido.

Passo 4: Posteriormente, ao acessar o app, insira agora o seu login (CPF), e também a senha cadastrada.

Pronto! Agora você terá acesso livre ao app e todas as informações que o mesmo carrega.

Artigo anteriorAplicativo Play Plus
Próximo artigoGlobo Play – Veja Como Funciona o Streaming da Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui