Consultar o Bolsa Família Com o CPF

Publicidade

Um dos principais programas sociais do Brasil é o Bolsa Família, criado em janeiro do ano de 2003 pelo então presidente Luiz Inácio da Silva ( Lula), o Bolsa Família beneficia financeiramente quase 20 milhões de brasileiros desde a sua fundação. Sua grande missão é ajudar famílias em estado de extrema pobreza no Brasil.

Como o número de beneficiados aumenta demasiadamente todos os anos, o Bolsa Família passou por várias mudanças para manter a qualidade no atendimento e cada dia mais melhorar na função da liberação dos pagamentos que acontecem mensalmente..

Publicidade

Uma das mudanças que trouxeram mais melhorias no Bolsa Família, é a possibilidade de consultar o saldo do benefício com o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Além disso, através do aplicativo oficial do Bolsa Família, o participante do programa pode acessar facilmente informações que do seu benefício.

Portanto, se você faz parte do programa e deseja ficar cada dia mais atualizado com informações relevantes do benefício, recomendamos a leitura deste artigo. Aqui vamos mostrar como é feita a consulta do seu saldo e como você pode acessar outras informações do programa, confira:

Como Consultar o Bolsa Família Com o CPF

Para que você tenha uma experiência facilitada e com rapidez, preparamos um passo a passo que vai te ajudar a consultar o Bolsa Família com o CPF, veja como fazer:

Publicidade

Passo 1 – Acesse o aplicativo oficial do Bolsa Família em seu aparelho celular. Ele está disponível iOS Smartphones no App store, e em Androids no Google Play.

Passo 2 – Depois de fazer o acesso ao aplicativo, realize de maneira correta o Download com login e senha pessoal de acesso.

Passo 3 – Na aba MENU, escolha o tipo de consulta que deseja realizar e informe o seguinte:

  • UF – Estado.
  • Município.
  • Dados familiares.

Passo 4 – Com o acesso feito e as informações citadas corretamente, solicite a consulta do Bolsa Família com o CPF. Nessa etapa, é preciso fornecer o NIS – Número de Inscrição Social.

Com o procedimento de fazer a consulta realizado de maneira certa, você vai conseguir ver tudo o que envolve seu benefício. Ficarão a sua disposição as informações que fazem parte do seu Bolsa Família.

Um fator importante, que deve ser mencionado nesse tipo de consulta, é que todas as pessoas inscritas no seu programa podem acessar o aplicativo. Porém, para consultar o Bolsa Família como CPF, somente o titular do documento Cadastro de pessoas Físicas vai conseguir.

Dessa forma, os participantes evitam vários problemas com seu benefício, como pro exemplo, o de fraudes e golpes pela internet. Esse tipo de consulta é chamada de ” Consulta Pública”, por isso não há nenhum custo aos beneficiados que quiserem se informar sobre os dados do programa.

Como Se Cadastrar No Bolsa Família

Como bem sabemos, o Bolsa Família é um programa totalmente voltado para atender a população em extrema pobreza no Brasil. Portanto, para se cadastrar é preciso preencher alguns requisitos que comprovem a necessidade de fazer parte do programa.

Em janeiro de 2019, o presidente Jair Messias Bolsonaro, juntamente como ministério da economia no Brasil, encerrou milhões de contas que se encontravam com irregularidades. O principal motivo foi a não necessidade de participar do programa.

Dessa forma, o Bolsa Família no mesmo ano conseguiu pela primeira vez na história pagar o 13° salário aos participantes do programa. Isso porque o benefício passou por uma profunda mudança em sua forma de cadastramento. Para se cadastrar no Bolsa Família, é preciso fazer o seguinte procedimento:

  1. Ter renda mensal comprovada de R$ 89,00 reais por pessoa da família. Ela comprova a extrema pobreza.
  2. Comprovar renda mensal por pessoa no valor de R$ 178,00 reais. Ela comprova a pobreza.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar os seguintes documentos;

  • Certidão de nascimento;
  • Documento de identificação com foto, sendo necessário conter o RG e CPF, de todos os integrantes da sua família que já possuam o documento;
  • Carteira de Trabalho de todos os integrantes da família que possuam o documento;
  • Carteira de Vacinação de todos os integrantes da família que sejam menores de 14 anos;
  • Comprovante de Matrícula escolar para todos os integrantes da família que sejam menores de 18 anos.

Em caso de aprovação, todos os meses você receberá o Bolsa Família, o saque pode ser realizado na CEF – Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas vinculadas a Caixa ou em caixas eletrônicos 24 horas que fazem a liberação em dinheiro.

Publicidade