CNH Social 2021 – Veja Como Vai Funcionar o Benefício

Publicidade

A CNH Social tem ajudado milhares de pessoas na adesão do documento que as permitem conduzir veículos legalmente. E boa parte do público que faz sua emissão são jovens ou aqueles que comprovam não ter condições financeiras de pagar pela Carteira Nacional de Habilitação particular.

São várias as razões para a existência da CNH Social, uma delas é garantir a formação de novos condutores e consequentemente aquecer o mercado de trabalho na categoria de motoristas de veículos. Ou seja, muitas pessoas estão conseguindo um emprego tendo em mãos a CNH social.

Publicidade

O órgão responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação é o  SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Se você deseja saber como fazer sua adesão, leia atentamente as dicas que vamos passar aqui nesse texto preparado pelo site Coluna Social.

Detalhes Que Compõem a CNH Social 2021

O documento é totalmente gratuito, o emissor não paga nenhuma taxa nem tarifa nem exames para obter a CNH social, todos os custos que fazem parte da emissão do documento são pagos pelo programa.

No Brasil a CNH Social já está presente em 14 estados, confira:

  • Distrito Federal
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Amazonas
  • Maranhão
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Roraima
  • São Paulo
  • Pernambuco

O que se trata de um excelente benefício, pois o valor de uma CNH no mercado atualmente passa de R$ 2.000 mil reais nas categorias A e B.

Por isso mesmo, o programa de CNH social é tão importante, muitas pessoas que não tem condições de pagar por um documento podem fazer a emissão gratuita. Nos próximos anos com certeza veremos a CNH social presente em todo o território brasileiro.

Requisitos Presentes na CNH Social

Como qualquer outra emissão de documentos, a CNH Social também tem algumas regras que precisam ser cumpridas à risca pelos candidatos a fazer sua emissão, como por exemplo;

Publicidade

1 – Aqueles que não tem como pagar pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação deve fazer sua inscrição no programa. E como bem sabemos ele deve ter no mínimo 18 anos de idade completos.

2 – O programa é feito exclusivamente para quem não tem condições financeiras de pagar pela emissão particular da CNH. Por isso mesmo ele precisa comprovar uma renda baixa mensal, com até 2 salários mínimos. Ou que se encontrem desempregados atualmente.

3 –  O candidato deve estar cadastrado no programa CadÚnico, seu cadastro deve estar legalizado e atualizado de acordo com as normas do programa, ou incluído no programa Bolsa Família.

4 –  A CNH social está disponível para pessoas que comprovam residência em áreas rurais. Assim também os jovens e adultos que se encontram no sistema prisional pode fazer sua inscrição.

5 – Em alguns estados onde a CNH Social está presente, é preciso comprovar uma formação escolar. Isto porque existe a prova teórica onde o futuro condutor necessita ser alfabetizado para realiza-la.

Como Fazer a Inscrição No Programa CNH Social 2021?

Para o ano de 2021, os candidatos que tem interesse em fazer a inscrição e consequentemente fazer a emissão do documento tem a sua disposição duas opções de emissão:

1  – A primeira delas é acessar o site oficial do DETRAN  – Departamento de Trânsito e verificar detalhadamente as condições e regras de emissão da CNH Social.

Se o DETRAN do estado onde você mora já está incluído no programa, basta acessar o site e clicar em ” CNH Social”. Depois disso, é preciso preencher um formulário de inscrição e responder um questionário que faz parte da processo de inscrição. 

Após responder as perguntas de maneira correta, o candidato deve concluir sua inscrição e consequentemente participar de todas as etapas que fazem parte da emissão da CNH Social 2021.

2 – Os interessados em fazer a emissão da CNH Social 2021 também podem fazê-la no site oficial do SEST SENAT  em sua cidade. 

No SEST SENAT os candidatos ficam sabendo de informações relacionadas a disponibilidade de vagas para a emissão. E também se não existem vagas no momento. Além disso, o SEST SENAT também informa sobre os riscos de fraudes e golpes no programa de CNH Social.

Como Funcionam os Exames e a Formação de Condutores na CNH Social 2021

Todo o procedimento de emissão da CNH Social 2021 é gratuito. Por isso, os candidatos terão acesso as etapas que fazem parte da emissão sem ter que pagar. No entanto, eles devem estar atentos para as clínicas onde são realizados os exames e nos CFCs -Centro de Formação de Condutores vinculados ao programa.

A realização dos exames psicotécnicos e aulas teóricas e práticas levam alguns meses. Isto acontece porque é preciso surgir vagas que se encaixam no programa.

Durante o processo de emissão da CNH Social, o SEST SENAT traz informações que mostram onde e quando serão realizados os exames através de uma chamada pública.

E por isso, eles convocam empresas a participar do programa social disponibilizando veículos e demais estruturas que fazem parte da emissão da CNH Social 2021.

Vale lembrar que as empresas devem ter veículos em condições legais para fazer parte do programa de emissão da CNH Social. E isso também vale para as clínicas e CFCs incluídos no programa.

Publicidade

Artigo anteriorCarteira de Identidade Digital – Veja Como Baixar e Usar
Próximo artigoTeste De Gravidez Online – Veja Como Fazer