Windows 11 – Confira as principais mudanças do sistema

Publicidade

O Windows 11 é uma atualização para o antigo sistema que chegou para os usuários de forma gradativa. Ou seja, aos poucos. Ela é uma atualização gratuita, e traz algumas novidades que muitas pessoas vão se beneficiar. 

Uma das mudanças que, logo de cara já chama a atenção é o visual. Esta versão do sistema apresenta aos usuários uma interface tão diferente que lembra o que aconteceu na mudança radical do Windows 7 para o 8, por exemplo. 

Publicidade

Ou seja, o Windows 11 vem com novas propostas visuais e também, de desempenho. Dessa forma, quem passa o tempo na frente da tela, seja trabalhando ou jogando, com certeza vai notar muitas diferenças. Veja mais sobre o assunto neste artigo. 

Imagem do (Google)

Windows 11 padroniza o seu menu com configuração parecida de outros sistemas 

Os usuários que atualizarem para o Windows 11 vão perceber a grande mudança visual do sistema. O menu agora fica no meio da tela, similar ao que encontramos no sistema MAC, dos notebooks da Apple e do sistema Linux também. 

Com isso, o visual ficou mais moderno , com elementos que trazem o efeito de translúcido e cantos que são arredondados. Além disso, o seu próprio símbolo também mudou, apresentando um aspecto mais limpo e similar ao designer de novos apps. 

Para quem gosta de personalização, no Windows 11 também existem os novos temas onde as cores mais escuras ou claras podem ser selecionadas. Esses temas se encaixam bem para quem tem rotinas de trabalhos com mais ou menos exposição à luz.  

É uma atualização gradual, que pretende alcançar a maioria dos computadores 

A atualização para o Windows 11 teve início no final de ano de 2021. Desta forma, vários dispositivos mais recentes já receberam o novo programa. Porém, nem todos os computadores vão receber o novo Windows. 

Publicidade

Isso deve-se aos requisitos do sistema para a sua instalação. Ou seja, alguns computadores mais antigos podem não ser compatíveis com esta atualização. Estes detalhes, os usuários podem consultar no próprio site da Microsoft.

Se o seu computador não for compatível com o Windows 11, não se preocupe. A empresa já se posicionou em relação ao Windows 10, e diz que ele vai continuar recebendo atualizações e acompanhamento pelo menos até o ano de 2025. 

Conheça as facilidades das novas ferramentas de trabalho deste sistema

O seu dia a dia no trabalho vai ser mais simples com o Windows 11. A nova versão tem, por exemplo, a integração com o sistema Microsoft Teams. Esta, é uma plataforma amplamente utilizada nas rotinas de escritório para realizar trabalhos e reuniões em grupo.

O painel de widgets traz mais praticidade e economia de tempo durante as suas tarefas. Com ele, o usuário consegue personalizar algumas exibições rápidas como, por exemplo, as de previsão do tempo, notícias, cotações da moeda entre outros. 

Outro detalhe que recebeu atenção no Windows 11 é, por exemplo, o desktop virtual, que amplia as possibilidades de interação entre os seus dispositivos. Com isso, as opções de definições são maiores, e ajudam aqueles que precisam de muitos apps abertos na tela. 

Configurações gamers também chegaram nesta versão  

Para a felicidade dos amantes de games, o Windows 11 também traz algumas novidades interessantes para este grupo. Como grande destaque, podemos citar a mudança no mapeamento do sistema “Auto HDR”. 

Responsável por realçar detalhes nas imagens e vídeos como cores e contraste, essa tecnologia faz com que a tela apresente mais profundidade de campo em telas preparadas para isso. Outro diferencial é o acesso à tecnologia “DirectStorage” junto com o  SSD NVMe.

Mas, o que isso faz realmente? Simples, essas mudanças permitem um carregamento de jogos superior, o que muda completamente a experiência durante a jogatina. Além disso, a assinatura do Xbox Game Pass tem integração entre o PC e o videogame. 

Saiba como baixar o Windows 11 e saber se ele já está disponível para o seu computador

Caso o seu dispositivo ainda não tenha atualizado sozinho para o Windows 11, sabia que é bem simples verificar se o programa já está disponível para download. Veja a seguir, um pequeno passo a passo que montamos para facilitar a sua busca: 

  • Primeiro, verifique se o seu notebook está conectado com uma rede de internet e também, com o cabo de carregar. Isso é importante porque ele não pode desligar durante a atualização. Isso também vale para PC de mesa;
  • Segundo, vá até o menu ou clique em seu teclado a tecla com o desenho do Windows;
  • No campo de pesquisa, digite “Windows Update” e entre na opção;
  • Ou então, siga o caminho de “Configurações”,  “Windows Update”;
  • Por fim, clique para atualizar para que o computador busque por atualizações. Se ele encontrar, a opção de baixar vai estar disponível;

Como dito anteriormente, se o Windows 11 não aparecer para o seu computador, pode ser que ele ainda seja incorporado posteriormente. Caso deseje, veja os requisitos necessários. Para mais informações e dicas, visite a nossa página de Aplicativos

Um ponto interessante é que com a Microsoft Store, você pode baixar agora vários aplicativos que antes, pertenciam apenas para o sistema Android no seu computador. Com isso, a interação entre apps muda completamente. 

Essa é uma mudança muito significativa, ainda mais para alguns usuários que, anteriormente, precisavam de aparelhos como os emuladores para realizar esta função. Sendo assim, essa tarefa ficou mais simples e também, econômica. 

Publicidade