Vestibular 2022 – Veja dicas para as provas e app grátis para estudar

Publicidade

Ao chegar nos últimos períodos escolares, o vestibular é uma das principais preocupações que ocupa a cabeça da grande maioria dos estudantes. Isso porque essas provas são eliminatórias e decisivas sobre um dos pontos mais importantes da nossa vida. 

Ou seja, é através dele que conseguimos ou não ingressar nos estudos do ensino superior na faculdade que desejemos. Por isso, saber como se preparar para eles é essencial para alcançar um bom resultado. 

Publicidade

Pensando nisso, separamos neste conteúdo algumas informações sobre o vestibular. Bem como, quais são os principais e as suas finalidades. Para isso, basta acompanhar este artigo até o final.

Imagem do (Google)

Mas afinal, o que é o vestibular? 

Prestar o vestibular é o principal meio de entrar em uma universidade brasileira reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Normalmente, as instituições de ensino podem aplicar os seus próprios vestibulares, seguindo algumas regras diferentes. 

Ou seja, ele pode ter diferenças entre o número de questões, quantidade de etapas, nível de dificuldade, datas de realização, matérias aplicadas, entre outros detalhes. Por isso, é preciso entender como são as provas da faculdade que você deseja ingressar. 

Entendendo quais são as exigências do vestibular que você vai prestar, fica bem mais fácil montar um plano de estudos mais efetivo. Assim, dá para se concentrar nas matérias e assuntos mais exigidos no dia da prova e garantir o seu ingresso na instituição. 

Quais são os principais vestibulares aplicados no nosso país?

Existem diferentes tipos de provas para você prestar o seu vestibular. Isso porque as várias instituições do Brasil realizam testes diferentes e cobram habilidades diferentes para quem deseja iniciar os seus estudos.

Publicidade

As principais são: “Enem”, para ingressar em faculdades públicas ou como bolsista em particulares. “UFRGS”, que acontece todos os anos. “UFAM”, onde para ingressar, é preciso passar pelos testes seriado. “FUVEST”, para ingressar nas faculdades da USP.

Também temos o vestibular da “Unicamp”, que aceita a nota do Enem através do SISU ou então, a ingressão por olimpíadas científicas. E por fim, o “UNINASSAU”, que realiza a ingressão de alunos por uma prova agendada. 

Entenda como geralmente funcionam as provas dos vestibulares 

Geralmente, o vestibular é uma prova que tem como principal objetivo testar os conhecimentos adquiridos principalmente no Ensino Médio. Ou seja, nos três últimos anos de estudo dos alunos. 

Em relação ao formato, o mais comum é que ele tenha questões de múltipla escolha como no Enem, por exemplo. Ou então, em alguns casos, questões discursivas na segunda fase, como nas provas da FUVEST. 

Normalmente, junto às questões sejam elas discursivas ou não, também é aplicada uma prova de redação. O texto é no formato dissertativo-argumentativo e apresenta um tema surpresa sobre algum assunto histórico ou da atualidade. 

Dicas para tornar os seus estudos ainda mais produtivos 

Sabemos que se concentrar nos estudos para o vestibular não é uma das atividades mais simples. Por isso, listamos logo abaixo algumas dicas que podem ser fundamentais para garantir o seu bom desenvolvimento neste período. Confira: 

  • Tenha um local calmo e reservado para os seus estudos;
  • Dedique-se a fazer o máximo possível de exercícios por disciplina;
  • Tenha o hábito de fazer resumos sobre as matérias que você estuda;
  • Treine a sua produção de texto com diversos temas;
  • Elabore um cronograma de estudos para não deixar nenhuma disciplina importante de fora;
  • Busque informações em mais de uma fonte de estudos;
  • Faça pausas regulares de alguns minutos durante o estudo;
  • Durma e coma corretamente e o suficiente;
  • Dedique algum tempo para manter conversas e uma rotina na sua vida social;

O período de estudos para o vestibular exige muita concentração e dedicação. Afinal, são muitos assuntos diferentes de várias matérias que precisam ser estudados e revisados até o dia do exame. 

No entanto, criar uma rotina de estudos saudável é essencial para se manter em um bom estado mental e de saúde. Ou seja, manter os hábitos alimentares, descansar e também, se divertir é essencial. 

Por isso, ao se preparar para o vestibular não esqueça de reservar um tempo para todas essas coisas. Uma boa dica é montar grupos de estudos com amigos. Assim, além de poder tirar dúvidas em conjunto, as horas de estudo também se tornam mais “leves”. 

Baixe o aplicativo “ReviApp – Enem e Vestibular” e tenha acesso a muitos conteúdos 

Um aplicativo que pode te ajudar na  missão de estudar para o vestibular é o “ReviApp – Enem e Vestibular”. Com ele, você tem acesso a vários conteúdos e exercícios para treinar. Se você gosta de dicas como esta, acesse a nossa página de Aplicativos

Para baixar, primeiro verifique a sua conexão com a internet. Segundo, abra a sua loja de aplicativos que no sistema Android é a Play Store e no sistema IOS é a App Store. No campo de busca, digite o nome do app e verifique os resultados. 

Então, com tudo correto, clique em “Instalar”. O processo demora alguns segundos mas, assim que terminar, o ícone vai aparecer no seu menu e/ou na sua tela inicial. Então, basta entrar e aproveitar todos os recursos para os seus estudos. 

Publicidade