Tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente – Como conseguir

Publicidade

Está precisando de tratamento odontológico, mas não possui dinheiro para pagar? Não se preocupe, pois está no lugar certo! Temos uma ótima notícia. Neste post vamos dar todas as dicas e informações sobre como conseguir o tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente. Que tal saber mais sobre o assunto?

O Brasil Sorridente é um programa criado com base na Política Nacional de Saúde Bucal. Ele tem ajudado milhões de brasileiro e mudado a vida deles, proporcionando maior bem-estar ao levá-los a ter acesso a serviços odontológicos que fornecem uma boa saúde bucal. Tudo isso de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

O paciente pode ter acesso a esses serviços de tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente por meio das Unidades de Saúde Família (USF), em Postos de Saúde, em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), em Unidades Odontológicas Móveis (UOM), e em hospitais. Além disso, parte dos serviços do programa são feitos em Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Tratamento odontológico grátis
Tratamento odontológico grátis (Reprodução: divulgação)

Saiba mais sobre o programa de tratamento odontológico grátis

Esses laboratórios LRPD ficam responsáveis por toda a confecção laboratorial de próteses dentárias, sendo de grande ajuda para UOM, USF e CEO. O Brasil sorridente possui diversos projetos que o integram, como o Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, o Brasil Sorridente Indígena, a Convenção de Minamata e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, o Programa Saúde na Escola, entre outros.

Ainda, por meio do programa Brasil Sorridente, diversas ações para a qualificação profissional e científica de profissionais que atuam na área são realizadas. Ele também é fonte para levar educação sobre saúde bucal para a população que não teve acesso a esses conhecimentos. Logo, ele é um programa que leva bem-estar e saúde bucal para a população e educação.

Está precisando de tratamento dentário e deseja ter acesso ao programa? Saiba que independente de quem seja, você poderá participar do Programa Brasil Sorridente sem pagar nada por isso. Ademais, ele faz parte do SUS. Logo, ele estará disponível para você e para toda a população brasileira. Veja a seguir como ter acesso ao tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente.

Quais são os tratamentos odontológicos gratuitos pelo SUS?

Por meio do SUS você poderá encontrar em seu município tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente. Logo, você poderá realizar diversos tipos de tratamentos para melhorar a saúde bucal sem precisar pagar por nenhum dos serviços. Veja a seguir uma lista com alguns dos tratamentos odontológicos que são mais usados e procurados pela população por meio do programa Brasil Sorridente:

Publicidade
  • Ao avaliar a sua saúde bucal, o dentista poderá observar a necessidade de realizar uma limpeza;
  • outro procedimento que é comum de ser realizado no programa Brasil Sorridente é a extração de dente;
  • o exame bucal é a principal forma e mais importante do profissional diagnosticar a saúde bucal e detectar câncer bucal;
  • outro procedimento que ocorre com popularidade no programa são as restaurações;
  • remoção de tártaro é feita assim como todos os outros procedimentos, caso o profissional de saúde bucal detecte a necessidade;
  • a retirada de sisos é realizada com frequência no programa Brasil Sorridente;
  • caso precise de implantes dentários, não precisa recorrer a procedimentos caros na rede privada. Busque o SUS e passe por uma avaliação com o dentista, ele irá te encaminhar para que você realize o implante dentário e tenha o seu sorriso de volta;
  • tratamento de cáries também são realizados no Programa Brasil Sorridente;
  • ortodentina, tratamento de canal, biópsias e periodontia, são outros serviços que você encontrar no SUS para o cuidado da saúde bucal.

Desse modo, caso perceba que precisa realizar algum procedimento dentário, se sente dores e desconfortos, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência e seja encaminhada para uma avaliação com o dentista.

Como conseguir ter acesso ao tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente

Para ter acesso ao tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente primeiro você precisará saber se na sua cidade há tratamento odontológico gratuito. Desse modo, para conseguir obter essa informação sobre o programa, basta ir até o posto de saúde próximo à sua casa ou a uma unidade de atendimento com o seu cartão do SUS.

Em seguida peça informações para confirmar que o programa existe em seu município. Caso não possua em sua cidade, você pode verificar se há no município vizinho. Em seguida, faça o seu agendamento para realizar a primeira consulta e ter acesso ao tratamento odontológico grátis pelo programa Brasil Sorridente.

Nessa consulta, o profissional de saúde bucal irá avaliar toda a situação ao te examinar. Caso seja necessário, ele pode te encaminhar para realizar tratamentos mais específicos. Caso seja necessário também poderá te encaminhar para realizar até cirurgias. Os procedimentos mais invasivos, como as cirurgias, podem ser realizadas nas unidades de saúde ou em outros locais mais completos, como hospitais.

Leia mais: Meditopia de graça – O melhor app de meditação

Publicidade