Simulador virtual da urna eletrônica

Publicidade

Sabia que agora você pode treinar como irá votar no dia das eleições? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o simulador virtual da urna eletrônica, criado para as eleições de 2022. Com ele será como se estivesse diante das urnas no dia da votação. Se você quiser chegar no dia e votar sem erros, poderá treinar como irá fazer de modo rápido, prático, didático e divertido por meio desta ferramenta.

Apesar disso, o simulador não é uma novidade, ele existe desde as eleições de 2014. E já foi observado que a ferramenta ajuda a tornar as votações mais eficientes no dia. Pois com a população treinada sobre como votar no dia, o tempo de votar diminui. Isso ajuda a diminuir as filas nas seções eleitorais.

Publicidade

Além disso, ao treinar com o simulador virtual, o eleitor adquiri maior compreensão, como, por exemplo, na ordem de votação. Ao treinar no simulador virtual, o eleitor irá saber que o primeiro cargo a ser solicitado a votação na urna é o de deputado federal, e este é de 4 dígitos. Após, a urna solicita ao eleitor o número do candidato a deputado estadual ou distrital.

O deputado distrital existe apenas no Distrito Federal. Tanto o estadual quanto o federal possui 5 dígitos. Em seguida, o eleitor deverá votar para senador, este possui 3 dígitos. Após, deverá indicar qual governador deseja votar, para este é solicitado dois dígitos. Por último, o eleitor deverá votar para presidente da república, também com dois dígitos.

Simulador virtual da urna eletrônica
Simulador virtual da urna eletrônica (Reprodução: divulgação)

Quem são os candidatos do simulador virtual da urna eletrônica?

O simulador oferece aos eleitores a opção de escolher entre candidatos fictícios. Os partidos também seguem o mesmo padrão. Entre os partidos, os eleitores poderão optar por Partido dos Esportes, Partido das Festas Populares, Partido das Profissões, Partido dos Ritmos Musicais e Partido do Folclore.

As votações sempre ocorrem em outubro, neste ano o primeiro turno irá ocorrer no dia 2 de outubro, o primeiro domingo do mês. O segundo turno irá ocorrer no dia 30 de outubro, o último domingo do mês. Apesar do simulador já existir a 8 anos, esse ano ele traz novidades aos usuários no quesito de acessibilidade.

Agora há a opção de intérprete de libras, e possui o tempo de um segundo de espera para ocorrer a conferência do voto. Além disso, há confirmação adicional para o voto de legenda. As pessoas com deficiência virtual também se beneficiaram com as novidades, visto que houve uma atualização nos áudios.

Publicidade

Como usar o simulador da urna?

Gostou das vantagens e das funções do simulador virtual das urnas eletrônicas e deseja treinar para fazer bonito no dia das votações? Veja a seguir como fazer para usá-lo de modo rápido e fácil. Além disso, com ele você poderá garantir maior compreensão sobre o processo de votação e chegar no dia melhor preparado para as votações. Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse a página do TSE que possui o simulador virtual;
  • em seguida, escolha uma das opções que irão surgir conforme a sua realidade. Opte por eleições gerais no Brasil, ou por eleições gerais no Distrito Federal, ou por eleições gerais no exterior. Além disso, escolha entre simular o primeiro ou o segundo turno. Caso prefira também poderá treinar para as eleições municipais de 2024 para o primeiro e para o segundo turno;
  • ao escolher a sua opção, irá aparecer uma notificação na tela em que você poderá selecionar sim ou não para as instruções de áudio durante a votação;
  • assim como irá ocorrer no dia, você começará votado para deputado federal. Na tela você irá ver 5 opções de partidos fictícios, escolha o que desejar e clique para ver as opções de candidatos;
  • você terá acesso a 4 opções de candidatos, e embaixo de cada um deles verá o número para ser votado. Escolha o candidato que mais te agradar e insira o número dele por meio dos dígitos da urna, após, clique em confirma. Além disso, poderá votar em branco, basta selecionar a opção “branco”;
  • em seguida, será solicitado que você vote para deputado estadual, realize o mesmo processo anterior, selecione o partido e veja os candidatos. Após, escolha qual desejar e vote na urna, e clique em “confirma”;
  • o mesmo processo será realizado em seguida para senador, governador e para presidente da república;
  • depois que concluir toda a votação, a urna irá mostrar uma tela em branco com a palavra “FIM”.

Em qualquer momento durante a votação você poderá voltar à página inicial e realizar o processo da maneira que desejar, seja para repeti-lo ou para trocar o tipo de eleição e o turno. Para isso, basta clicar em “nova simulação” presente no canto esquerdo inferior da página. Ao terminar de votar, você irá ouvir o famoso “PILPILI” do simulador virtual da urna eletrônica.

Leia mais: App quem mexeu no meu celular – Como descobrir quem mexeu no seu celular

Publicidade