Realidade aumentada ou virtual – saiba mais e conheça os melhores apps

Publicidade

A tecnologia aplicada à realidade aumentada ou virtual é algo que certamente vai impressionar você e mudar completamente a sua forma de encarar o mundo. Podemos afirmar que, para os mais velhos, é um “divisor de águas” em suas vidas.

Para que nunca ouviu falar ou conhece pouco sobre o assunto, os dois conceitos (realidade aumentada e realidade virtual) podem até se confundir, porém, são realidades completamente diferentes. Nós vamos te ajudar a entender isso!

Publicidade

Você poderá escolher se gosta mais da realidade aumentada ou virtual após ler esse artigo até o final e descobrirá os melhores aplicativos para usar no seu smartphone, caso queira vivenciar essas experiências incríveis. Boa leitura!

RA ou RV: entenda conceitos básicos sobre elas

Para que você saiba tudo sobre essas duas realidades e suas aplicabilidades no mundo atual, vamos começar do início. Você verá a mídia e as pessoas se referindo à elas pelas suas iniciais: RA (realidade aumentada) e RV (realidade virtual).

A “realidade aumentada” traz diversos elementos do mundo digital para dentro da percepção do indivíduo no mundo real, através de sensações que parecem partes naturais de um ambiente. Ela surgiu no ano de 1992.

A “realidade virtual” define-se pelo uso de altíssima tecnologia com o objetivo de convencer o indivíduo, de que ele está em outra realidade, envolvendo-o completamente. Ela existe desde a década de 70.

As maravilhas da realidade aumentada

Na RA – Realidade Aumentada permite aos usuários adquirir conhecimentos suplementares à sua realidade normal, como por exemplo agregar aos turistas detalhes e imagens que podem ser encontradas em seu próprio celular.

Publicidade

Outro aspecto positivo aplica-se na educação, uma vez que os materiais didáticos em forma de animações e vídeos melhoram cada momento do aprendizado, introduzindo elementos que prendem a atenção dos alunos e fixam o conhecimento.

A realidade virtual te leva a lugares incríveis

A RV – Realidade Virtual, utiliza com maestria uma tecnologia capaz de enganar alguns dos sentidos de uma pessoa, criando para isso um ambiente virtual. Ela induz o indivíduo à imersão através de efeitos sonoros, táteis e visuais.

O mais incrível é que existe até a possibilidade do usuário interagir com essa outra realidade, a exemplo de estudantes de medicina que realizam cirurgias em ambientes virtuais para adquirirem segurança e confiança nas cirurgias reais.

Algumas aplicações dessas realidades em nosso dia a dia

Você conseguirá ver a realidade aumentada na prática especialmente na publicidade. A proposta principal é a interação dos consumidores com os produtos. Medicina, engenharia e decoração também fazem uso frequente dessa tecnologia.

A realidade virtual pode ser exemplificada quando uma pessoa faz uma visita ao interior de um imóvel que está a quilômetros de distância dela, ou participa de uma simulação de prática de esportes radicais ou a emoção de uma montanha-russa.

Realidade aumentada ou virtual: aplicativos para você baixar em seu celular

Chegou a hora de ver na prática, como você pode usar toda essa tecnologia e deixá-la na palma da sua mão. Você pode usar essas experiências para fugir um pouco da rotina, simplesmente para se divertir, para aprender ou passar ótimos momentos.

Cada um deles possui finalidades, características e recursos diferentes. O ideal é que você baixe e teste cada um deles para ver qual gosta mais e decida você mesmo se gosta mais da realidade aumentada ou virtual. Conheça alguns apps:

  1. Star Chart: app de realidade aumentada para os apaixonados por astronomia. Basta que você aponte o seu aparelho celular para o céu e o app irá mostrar a exata localização de cada estrela, constelações, planetas, cometas, chuvas de meteoros, a lua, o sol e outros astros. Já pensou em viver uma experiência assim?
  2. Medida: app de realidade aumentada. Ele transforma seu smartphone em uma trena ou fita métrica. De forma digital, você consegue medir os objetos e estimar as distâncias. Basta direcionar a câmera para os pontos e o app calculará a distância entre eles. Caso precise, está disponível uma ferramenta bem precisa para nivelar objetos e superfícies.
  3. Snapchat: esse aplicativo de realidade aumentada é um dos maiores sucessos entre os usuários, pois possibilita que você turbine as suas mensagens e postagens colocando no cenário obras de arte, tatuagens, pontos turísticos ou animais. Tudo é muito realístico e costuma, de fato, confundir as pessoas.   
  4. Outros aplicativos de realidade aumentada para você pesquisar: Snapchat, Pokemón Go, Mondly, Google Maps, The Mandalorian AR Experience e Missão Marte RA.
  5. Para visualizar a realidade virtual são necessários equipamentos especializados para isso e, caso você já possua algum ou pense em adquirir para viver essa maravilhosa experiência, baixe os aplicativos à seguir: Google Cardboard, Roller Coaster VR, You Tube VR, NetFlix VR, Full Dive VR, VR Space, Google Expedições, Titans of Space e Google Earth VR.

Acesse nosso site e confira nossas notícias

Agora que você já sabe de tudo sobre realidade aumentada ou virtual, que tal dedicar um tempo visitando a loja de aplicativos do seu celular e baixando vários desses aplicativos? Boa diversão!

Publicidade