Notebook ou Tablet – Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Publicidade

Qual será a melhor opção, notebook ou tablet? Na atualidade, é prescindível você ter dispositivos que ajudam no trabalho, ou até mesmo na vida cotidiana. Apesar dos smartphones terem evoluído de forma absurda, em muitos casos, ainda é necessário um tablet ou um notebook.

Por isso mesmo, vamos ver ao longo desse artigo, qual seria a melhor opção. Tendo em vista, que cada dispositivo possui as suas vantagens e particularidades. Vamos analisar também os pontos negativos de cada dispositivo, pois nem tudo é perfeito neste mundo, não é mesmo? Fique conosco para ver todos os detalhes.

Publicidade

Na hora de decidir se vai comprar um notebook ou tablet, é preciso levar em conta, a finalidade do dispositivo, tendo em vista que dependendo do que for fazer, o notebook será melhor, no entanto, em alguns casos, o tablet pode ser a melhor opção, tendo em vista o preço e a facilidade de transporte, por exemplo.

Notebook ou Tablet
Imagem: (Google) Notebook ou Tablet

Qual é o melhor? Notebook ou tablet?

Se essa pergunta fosse feita há uma década, sem sombra de dúvidas, a resposta já seria clara e direta, com certeza a melhor opção seria o notebook. Tendo em vista as possibilidades de configuração mais robustas, bem como os softwares mais avançados, seja para trabalho ou para estudo.

No entanto, na atualidade, os tablets evoluíram muito, e podemos considerá-los verdadeiros computadores, pois possuem além de configurações bem interessantes possui também uma gama bem variada de aplicativos, tendo em vista que poderão usar os Apps da Play Store, no caso de tablet Android, e da Apple Store no caso de tablets da Apple.

Ainda sim, é preciso saber qual será a utilidade do dispositivo, no caso de editores de vídeo, filmakers, editores de imagem, produtores de áudio, com toda certeza, um notebook ainda é melhor opção. Pois, os melhores softwares se encontram disponíveis para desktops e notebooks, neste caso.

Notebook ou tablet para estudar?

No caso de estudantes, seja eles universitários ou não, podemos dizer que o tablet seria a melhor opção, tendo em vista o custo menor, bem como a facilidade de transporte. Se compararmos um tablet com o notebook, em muitos casos poderá ser 50% mais em barato.

Publicidade

Neste caso, além da facilidade de transporte, o tablet possui uma bateria muito mais durável, em muitos casos podendo ser usado por um dia inteiro sem precisar de recarga, no entanto, os notebooks, costumam ter uma vida útil de bateria mais curta, e mesmo os melhores notebooks costumam em pouco tempo viciar bateria.

Por isso mesmo, se o dispositivo for usado única e exclusivamente para estudo, com certeza a melhor opção nesse caso é um bom tablet, seja ele Android ou iOs, vale lembrar que os tablets da Apple costumam oferecer configurações mais robustas, bem como mais espaço interno.

Como escolher um bom notebook

Caso você precise de um notebook, primeiramente é preciso entender para qual finalidade será usado. Se você é um usuário comum, e que precisa apenas acessar internet, montar planilhas, slides, arquivo de textos, e afins, não há necessidade de comprar um notebook muito caro, nesse caso, pode ser uma configuração mais simples.

Um notebook com processador corei3, com 4GB de memória, um HD de 256 GB, já seria o bastante para cumprir as tarefas com fluidez. Agora, se você é um usuário mais avançado, que precisa trabalhar com renderização de vídeo, tratamentos de imagem, fotografia, ou até mesmo produção de áudio, a dica é  uma configuração mais robusta.

Neste caso, um processador corei7 de nona geração, ou até mesmo um processador corei9 de nona geração, com 32 GB de memória RAM, bem como um SSD de 1 terabyte, será o suficiente para trabalhar sem maiores problemas, ou seja, sem os famosos ”legues”, vale lembrar, que essa configuração também pode ser usada para games.

Como escolher um bom tablet

No caso de tablets, a regra é um pouco parecida, no entanto, os usuários de tablets, tendem a usar o dispositivo para tarefas mais leves, como criação de planilhas, acesso à internet, acesso a aplicativos, bem como tirar fotos, fazer vídeos ou até mesmo fazer pequenas edições através de aplicativos que entregam essa possibilidade.

Nesse caso, caso queira gastar menos, a dica é procurar por tablets Android, que costumam ser bem mais baratos do que os tablets da Apple. Outra dica importante, é que tablet seminovos, costumam ter um bom preço, tendo em vista que esse tipo de dispositivo tem uma alta taxa de desvalorização.

Agora, se você é um usuário mais exigente, e quer gozar de todos os recursos mais novos, além de poder usar uma configuração mais robusta, os tablets da Apple, são uma ótima opção, pois, além de possuir uma interface amigável, possui uma ótima câmera, bem como aplicativos para realizar a grande maioria das tarefas, seja para estudo ou para trabalho.

Conclusão

Podemos concluir, que a melhor opção dependerá muito da necessidade do usuário em questão, podendo em alguns casos o notebook ser a melhor opção, e em outros casos, o tablet seria a opção mais indicada. Para mais informações sobre aplicativos, ou para saber as melhores dicas do mundo da tecnologia, acesse a nossa aba aplicativos.

Caso queira comprar equipamentos semi-novos, é preciso testar tudo direitinho, além de levar em um técnico de informática de confiança, para checar se não existe nenhum problema com dispositivo, dessa forma, você evita grandes problemas e dores de cabeça indesejáveis.

Boa sorte!

Publicidade