Memorização espaçada – Descubra o melhor app e aprenda mais rápido

Publicidade

Você já ouviu falar alguma vez sobre memorização espaçada? Se a sua resposta foi não, então esteja muito atento ao conteúdo desse artigo, pois, ter conhecimento do assunto em questão e alguns aplicativos que estimulam isso podem fazer a diferença em sua vida.

Dizemos isso porque ela tem igual utilidade para estudantes, concurseiros, empregados e empresários. Você pode ser mais produtivo no trabalho, ter melhores notas na escola ou faculdade, passar com facilidade num concurso ou ganhar mais dinheiro nos negócios.

Publicidade

Memorização espaçada pode ser estudada e aprendida através de aplicativos para smartphones e vamos esclarecer todas as suas dúvidas e deixar você um expert no assunto. Leia esse artigo até o final e mude a sua vida para melhor! Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Você conhece ou já ouviu falar sobre a curva do esquecimento?

Apesar de ser algo comprovado já desde o século XIX pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, esse assunto não é muito conhecido, mas é extremamente importante, como você verá. Aconselhamos que não perca nenhum detalhe do que virá à seguir.

Em resumo, não podemos confiar em nossa memória. As informações escapam do nosso cérebro em um espaço de horas. E no segundo dia após termos aprendido algo, se pode considerar que a informação está quase esquecida. Isso é muito sério e preocupante!

Para escapar da curva do esquecimento e memorizar de maneira efetiva são necessárias 2 coisas: aprender com qualidade e constante repetição. É necessário estimular o que aprendeu por um período de tempo. Isso é receita de sucesso, pode estar certo disso.

O que é “memorização espaçada” e “sistema de repetição espaçada”?

Memorização espaçada é um processo de aprendizado baseado em 3 etapas: “codificar”, “consolidar” e “recuperar”. Simples, mas não tão fácil. A primeira etapa é “codificar” e consiste em organizar aquilo que é importante no que está sendo aprendido.

Publicidade

A segunda etapa é “consolidar”. Aqui é necessário repetir o conteúdo. Mas não é só isso! A repetição deve ser feita em momentos específicos, quando se está prestes a esquecer o que foi aprendido.  E isso é o que chamamos sistema de repetição espaçada.

A última etapa da memorização espaçada é “recuperar” e consiste na forma como você irá buscar e acessar o que foi aprendido. E isso só vai acontecer se ele tiver sido “gravado” de forma correta na memória de longo prazo em seu cérebro. Incrível não é mesmo?

Como treinar a memorização espaçada de forma manual?

Para exercitar a memorização espaçada de forma manual, basta criar “cartões de memorização”, escrevendo sobre pedaços de papel informações que você queira memorizar no estudo ou no seu trabalho. Eles serão separados em 4 seções.

Na primeira seção ficam os cartões com as anotações feitas e eles só irão para a seção 2 depois de terem sido revisados algumas horas após o momento do aprendizado. Você visitará os cartões na seção 2 em dias alternados verificando se gravou todos.

Só transfira para a seção 3 os cartões que você já gravou. A seção 3 será revista a cada três dias e passará para a seção 4 aqueles que já tiver gravado, revisando a cada 4 dias. Terminado o período, você poderá passar os cartões para a seção 4, que será vista a cada Se não conseguir lembrar de uma conteúdo, deixe-o na seção 1 até gravar.

Como treinar esse aprendizado de maneira online?

O treino da memorização espaçada também pode (e deve) ser feito utilizando todo e qualquer recurso online que você encontrar. Entretanto, nós recomendamos que você utilize um dos mais eficientes que existe hoje no mercado.

O nome desse software é “Anki”, o qual também pode ser baixado como aplicativo no seu smartphone Android ou iPhone. Ele é extremamente popular entre seus usuários e, como ele, você cria cartões, onde adiciona seus próprios textos, sons e imagens.

Uma das funções que os seus usuários mais apreciam são os avisos e notificações sobre as datas de revisão, que são baseadas nos espaçamentos ideais para o aprendizado. Tudo isso baseado no sistema de repetição espaçada que vimos anteriormente.

Conheça vários aplicativos que podem te ajudar a aprender e memorizar de forma eficiente

Em nossa opinião, o melhor app de memorização espaçada é o “Fit Brains Trainer”. Ele e outros aplicativos serão descritos logo abaixo. Se você chegou até aqui já entendeu o quanto eles poderão ajudar na sua vida escolar, pessoal ou profissional.

Esses apps ajudarão na escola, no trabalho ou para aprender um novo idioma. Em todas essas situações, é certo que você pode prever maiores ganhos financeiros. E isso é bom certo? Conheça agora os apps que trabalham memorização espaçada:

  1. Fit Brains Trainer: esse aplicativo funciona como uma academia onde você faz ginástica para turbinar o seu cérebro. Oferece sessões de treinamento periódicos que estimulam a memória, o raciocínio lógico e a concentração.
  2. Memrise: esse app possui foco voltado ao aprendizado de idiomas, através do ensino e fixação de 44 palavras novas a cada dia.
  3. Outras opções que você também pode baixar nos celulares Android e iOS (bem como os elencados acima) são: “Little Things Forever”, “Lumosity”, “A Faster Reader”, “Happify”, “NeuroNation” e “Duolingo”.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de notícias

Não perca mais tempo. Tenha na palma da mão todos esses aplicativos, baixando-os agora mesmo no seu celular. Esperamos ter ajudado você a dar uma alavancada na sua carreira e tornado melhor a sua vida. Boa sorte com o seu aprendizado!

Publicidade