Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativos para acompanhar totalização dos votos

Publicidade

Já imaginou ter um app que te ajude a saber como anda a votação eleitoral? Tenho uma ótima notícia! Já existe, e não apenas um, mas vários aplicativos para acompanhar a totalização dos votos. A justiça eleitoral disponibiliza diversas plataformas para que os eleitores, eleitoras, candidatos e candidatas, e toda a população realizar consultas sobre as eleições.

Além disso, com os apps também é possível fiscalizá-las, enquanto as eleições ocorrem, ter acesso à apuração final de todos os resultados da votação, entre outros recursos. Com o avanço da tecnologia, os celulares passaram a obter funções além das básicas, como enviar SMS e receber ligações telefônicas, para as quais foram criados.

Publicidade

Desse modo, hoje em dia é possível utilizar os aparelhos celulares para realizar diversas atividades e tarefas da nossa rotina, como tirar fotos, buscar endereços, assistir filmes, realizar pagamentos e até acompanhar as eleições por meio de consultas e fiscalização dos votos. Portanto, instale hoje mesmo os aplicativos para acompanhar totalização dos votos.

aplicativos para acompanhar totalização dos votos
Aplicativos para acompanhar totalização dos votos (Reprodução: divulgação)

Conheça mais sobre os aplicativos para acompanhar totalização dos votos e o Tira-Dúvidas do TSE

Esses aplicativos para acompanhar totalização dos votos são plataformas de fácil acesso, com plataforma simples e intuitiva, além de uma ótima interface que permite a todos acompanhar as eleições. São apps como o Boletim na Mão, o Pardal, o e-Título, e o Resultados. A própria Justiça Eleitoral que os desenvolveram para deixar a população mais integrada às votações.

Além disso, o Tribunal também oferece o Tira-Dúvidas do TSE. Ele é um robô virtual que funciona no WhatsApp, conhecido como chatbot (assistente virtual), que ajuda a população esclarecendo e fornecendo informações importantes sobre as eleições e todo o processo eleitoral, também em tempo real. A pouco tempo, algumas novidades foram adicionadas ao chatbot. O robô do TSE foi lançado há dois anos em uma parceria do WhatsApp com o TSE.

Co as novas atualizações, é possível observar que o Tira-Dúvidas do TSE oferece à população uma maior interação com o Tribunal. Desse modo, o app visa expandir o número de usuários e usuárias para que cada vez mais pessoas fiquem por dentro das informações sobre a Justiça Eleitora, e das notícias falsas que aparecem com maior frequência na época das eleições.

Conheça o Sistema de Alerta de Desinformação

Assim como o Tira-Dúvidas do TSE, que auxilia as pessoas na aproximação com a Justiça Eleitoral recebendo informações importantes e fidedignas e desmascarando fake news do processo eleitoral, o Sistema de Alerta de Desinformação realiza o mesmo. Este recurso visa diminuir a expansão de fake news nas redes sociais. Com ele é possível entrar em contato com a Justiça Eleitoral para denunciar notícias falsas.

Publicidade

Desse modo, a Justiça Eleitoral coleta as informações passadas sobre as notícias falsas, descontextualizada ou manipuladas sobre as eleições e envia às plataformas digitais e agências de checagem, para conterem de forma rápida e minimizem as consequências sobre a desinformação. Logo, o estrago das informações falsas passa a ser menor.

Ainda, dependendo da gravidade da notícia, há casos enviados ao Ministério Público Eleitoral, além de outras autoridades, para tomarem medidas mais drásticas e as legais cabíveis ao caso. Veja a seguir outras plataformas que auxiliam no acompanhamento das eleições, além do chatbot e do sistema de alerta de desinformação. Com os apps você ficará por dentro de tudo o que ocorre nas votações e no processo eleitoral.

Aplicativos para acompanhar totalização dos votos

Resultados

Este app oferece aos usuários a contagem dos votos. Desse modo, é possível acompanhar a contagem de votos em todo o país por meio da consulta do nome do candidato ou candidata.

Pardal

Esta plataforma auxilia e estimula a população a realizar ações de fiscalização nas eleições, para diminuir e acabar com a propaganda ilegal de campanha, entre outras ações fora da lei. No app o usuário pode realizar denúncias em tempo real e enviar fotos e vídeos à Justiça Eleitoral para provar o que etá sendo denunciado.

Boletim na Mão

Deseja ter na palma das suas mãos os resultados da votação? Então este é um ótimo app para ter instalado em seu aparelho celular. Com o Boletim de Mão o usuário tem acesso aos resultados de apuração da urna de modo rápido e fácil, além de proporcionar segurança aos dados. Ainda, todo o conteúdo dos Boletins de Urna impressos após a votação podem ser acompanhados no app.

e-Título

O e-Título é um app que oferece ao usuário a sua via digital do título de eleitor. Desse modo, com a plataforma é possível acessar diversas informações sobre a situação eleitoral, além do local de votação, entre outros. Além disso, é possível justificar ausências nas eleições e emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais. Todas as consultas e documentos podem ser realizados e obtidos quando e onde desejar.

Publicidade