Filme Matrix – Saiba os detalhes sobre a história

Publicidade

A franquia do filme Matrix é um dos produtos cinematográficos mais representativos da cultura pop no cinema. Assim que o primeiro filme estreou em maio de 1999, a narrativa distópica rapidamente ganhou a atenção dos críticos bem como de fãs do gênero. 

Sendo assim, a história deste mundo paralelo logo alcançou grande sucesso de bilheteria em todo o mundo. E com isso, várias referências e até gírias surgiram no dia a dia da população como, por exemplo, a expressão “falha na Matrix”. 

Publicidade

Para aqueles que assistem o filme Matrix pela primeira vez, a história pode parecer confusa e, em alguns pontos, realmente é. Isso ocorre devido ao fato de sua narrativa levar algumas questões filosóficas em consideração. A seguir, explicaremos algumas delas.

Imagem do (Google)

O que se passa na história do filme Matrix?

Ao assistir o filme Matrix, os telespectadores descobrem a história do personagem Thomas, um programador que tem problemas com pesadelos. Nestes, ele se vê como parte de um sistema junto de várias pessoas, que o fazem questionar sobre a realidade.

Nisso, ele conhece então Morpheus e Trinity, que oferecem a ele duas pílulas: uma vermelha que o mandará para o mundo real e uma azul, que o fará esquecer seus questionamentos e o manterá na realidade paralela. Ou seja, ele está em um sistema manipulador.

Ao longo de cada filme Matrix, o público acompanha a sua jornada para destruir este sistema. No entanto, para entender os seus objetivos e também, os seus empecilhos ao longo dessa aventura, é importante saber sobre algumas teorias. Acompanhe:

Saiba como o filme Matrix trata a “Alegoria da Caverna” em seu enredo

No filme Matrix, temos uma referência ao conto “Alegoria da Caverna” de Platão. Nesta narrativa, homens vivem acorrentados dentro de uma caverna, e então, tudo o que sabem sobre o mundo são as sombras que aparecem refletidas nas paredes. Até que um deles sai. 

Publicidade

Ao se deparar com o mundo real, ele tem duas opções: Ou vive livre sozinho, ou então, volta e tenta convencer os outros homens a segui-lo. No entanto, correndo o risco de ser considerado um louco. Sendo assim, essa é a mesma pergunta que persegue Thomas.

Ou seja, a sua escolha acaba sendo libertar todos os humanos do sistema Matrix. Enquanto que do lado de fora, uma verdadeira guerra entre pessoas que defendem e as que apoiam o sistema está acontecendo. 

Além de Platão, Descartes é um outro filósofo incluso no enredo do filme

No filme Matrix, todos questionam a realidade falsa em que vivem. Ou seja, eles questionam a sua própria existência. Sendo assim, cria-se uma referência a uma frase bem conhecida de Descartes: “Penso, logo existo”. 

Com isso, em vários momentos, existem questionamentos que envolvem o que é e também o que não é real. Com isso, os personagens descobrem que não podem confiar plenamente em seus sentidos, pois eles são falhos. 

Sendo assim, no filme Matrix os telespectadores se sentem como os personagens, sem saber identificar facilmente o real do falso. Afinal, tudo se assemelha a um sonho. Com isso, a única saída é o questionamento e a reflexão sobre os fatos. 

Matrix Resurrections entra em cartaz como quarto filme da franquia depois de quase 20 anos

O filme Matrix Resurrections estreia após 18 anos do lançamento do último filme da franquia. A sinopse que foi divulgada trouxe poucos detalhes, mas trouxe alguns elementos para os fãs como, por exemplo, os atores confirmados. Veja: 

  • Keanu Reeves;
  • Yahya Abdul-Mateen II;
  • Carrie-Anne Mos;
  • Jessica Henwick;
  • Neil Patrick Harris;
  • Jonathan Groff;
  • Priyanka Chopra Jonas;
  • Christina Ricci;
  • Jada Pinkett Smith;
  • Lambert Wilson;
  • Toby Onwumere;
  • L. Trey Wilson;

Em relação ao enredo, são apresentadas várias cenas misturadas mas que, ao todo, dão a entender que Thomas Anderson faz novamente a escolha arriscada de entrar neste mundo de duas realidades. 

Sendo assim, o quarto filme Matrix apresenta tanto personagens novos como também, os que já fizeram parte da equipe nos filmes anteriores. Ou seja, novas personalidades se juntam na luta contra o domínio das máquinas. 

Por se tratar de um enredo mais complexo, antes de assistir ao lançamento do novo filme é importante relembrar todos os detalhes da história. Ou seja, assistir novamente aos filmes anteriores. Afinal, se passaram bons anos entre um e outro. 

Baixe e assista a sequência de filmes Matrix no app da HBO Max

Agora que você compreende um pouco melhor os detalhes sobre o filme Matrix, está na hora de assistir novamente a todos eles. Para acompanhar dicas de plataformas úteis para o seu celular, não deixe de conhecer a nossa página de Aplicativos

Para baixar o app da HBO Max de streaming e assistir ao filme, primeiro verifique se o seu aparelho está conectado ao Wi-Fi. Em segundo lugar, vá até a sua loja de aplicativos que pode ser tanto a Google Play Store como a App Store. 

Como terceiro passo, localize a barra de pesquisas e, em seguida, digite o nome do app nela. Quando os resultados aparecerem, leia as informações e então, clique em “Instalar”. Após aguardar alguns minutos, o ícone vai aparecer e você já pode acessar o aplicativo.

Publicidade