Falar em público – Aplicativos que te ajudam a ser um bom orador

Publicidade

Muitas pessoas hoje em dia têm verdadeiro pavor de falar em público, seja em uma reunião de trabalho, diante de pessoas desconhecidas ou mesmo em uma igreja que frequente. Você é uma dessas pessoas?

Acredita-se que as pessoas que sabem comunicar bem as suas ideias já nasceram com essa habilidade e que, aprender a falar em público e se tornar um bom orador, para algumas pessoas é praticamente impossível. Mas, será que é assim mesmo?

Publicidade

Seus problemas com o medo de falar em público acabaram para sempre! Essa habilidade pode ser treinada e desenvolvida se você estiver disposta(o) a estudar um pouco. E, com a ajuda de alguns aplicativos baixados no celular, você vai se tornar um ótimo orador!

Fonte: Imagem do (Google)

“Glossofobia”: você sabe o que é isso?

De forma resumida, essa palavra vem do grego “glosso = língua” + “fobia = medo”. Glossofobia é o medo de falar em público. E, se você sente esse medo, saiba que ele é mais comum do que você pode imaginar.

Estima-se que, de acordo com pesquisas realizadas no Reino Unido, que mais de 40% das pessoas têm medo de estar diante de um grupo de pessoas e falar. Para se ter uma ideia, esse medo é maior do que o da morte (19%) e problemas financeiros (22%).

É importante saber que esse tipo de medo deve ser combatido, pois ele atrapalha demais o desempenho de uma pessoa em várias esferas de sua vida, entre elas, o convívio profissional e social. Nós vamos te ajudar a entender e a melhorar esse aspecto!

Inteligências múltiplas: conheça e desenvolva a sua oratória

Aprender a falar em público fica muito mais fácil quando você entende um conceito apresentado na década de 80, por um psicólogo americano chamado Howard Gardner, chamado “inteligências múltiplas”. Isso mudou a forma de ensinar e aprender.

Publicidade

Basicamente ele provou que todos nós somos inteligentes de formas diferentes e que existem 8 tipos de inteligência e cada um de nós possui duas bem desenvolvidas e as outras devem ser treinadas com mais empenho. A inteligência “linguística”, é uma delas.

Isso explica porque umas pessoas têm mais facilidade do que outras para determinadas coisas. Portanto, é perfeitamente possível você se tornar um bom orador! Pode ser apenas, que tenha que treinar e se esforçar um pouco mais do que outras pessoas.

Algumas vantagens para quem deseja aprender a ser um bom orador

Uma coisa precisa ficar clara desde o início, quando se trata de falar em público: não existem desvantagens ou qualquer ponto negativo em aprender a desenvolver essa habilidade. Simplesmente “nenhuma”. Ou seja, você só tem a ganhar com isso (e muito)!

Quando você perder esse medo e aprender a falar com desenvoltura diante de poucas ou muitas pessoas (e você aprenderá, confie), alguns progressos serão notados. Perceba abaixo o quanto melhorar a sua comunicação nesse sentido pode te ajudar.

Fazer uma apresentação no trabalho, na escola ou faculdade, falar em uma entrevista de emprego, vender um produto, serviço ou uma ideia, convencer outras pessoas em uma reunião de condomínio, conhecer pessoas novas em um evento ou viagem, e muito mais.

Conheça ótimos trabalhos para quem sabe falar em público

Se você chegou até aqui, certamente já entendeu que sob muitos aspectos, falar em público é muito importante. Mas, nós temos certeza que você pode fazer mais do que simplesmente falar para muitas pessoas. Você pode ganhar mais dinheiro com isso.

Afinal, é com a sua fala que você consegue convencer as pessoas para a sua forma de pensar. E, dentro de qualquer empresa ou em uma relação pessoal e profissional, isso faz toda a diferença.

Um profissional produtivo e com boa performance é aquele que sabe aproveitar bem os seus pontos fortes. Depois de treinar a sua oratória, você pode procurar se desenvolver em alguns dos trabalhos abaixo:

  1. Professor, coach, palestrante, instrutor ou mentor: isso significa dividir os seus conhecimentos com outras pessoas. E que forma há melhor do que a fala para fazer isso?
  2. Ator, músico ou escritor: expressar-se através da fala diante de várias pessoas podem trazer popularidade e ganhos extraordinários.
  3. Apresentadores, mestres de cerimônia, padres, pastores, líderes religiosos: o poder do convencimento e da sabedoria são expressados através da fala diante de multidões.
  4. Advogados e vendedores: quer seja diante de poucos ou muitos, esses 2 tipos de profissionais detém excelentes oportunidades de gerar renda para si próprios usando a oratória e os conhecimentos.

Os melhores aplicativos para te ajudar a falar em público

Em nossa opinião, o melhor app é o “Falar Bem”. Com ele você aprenderá dicas importantíssimas para perder o medo de falar em público e se tornar um ótimo orador. Pode ser baixado gratuitamente em celulares iOS e Android.

Outras excelentes opções para você pesquisar e baixar são: “Falar Melhor”, “Hipnose Falar em Público”, “Curso de Oratória (Neuro Oratória)”, “Como Superar se Medo de Falar em Público”, “Aprenda fácil falar” e “Discurso e Liderança – Sucesso”.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de notícias

Todos eles possuem recursos úteis como vídeos e diferentes técnicas que vão transformar você em um excelente orador. Comece agora mesmo seus estudos e aprenda a falar em público rapidamente. Te desejamos sorte e muito sucesso! Até breve.

Publicidade