Facebook Ads – Saiba como utilizar esta ferramenta

Publicidade

As ferramentas do Facebook Ads são desenvolvidas para quem quer trabalhar com anúncios dentro das redes sociais como o Facebook e o Instagram. Este, é um sistema pago que oferece aos donos de negócios várias possibilidades. 

Ou seja, esta plataforma de anúncios é utilizada no mundo todo, principalmente por aqueles que trabalham com marketing digital. Isso acontece porque ela permite a escolha de vários detalhes que envolvem toda a estratégia de promoção da marca ou produto. 

Publicidade

Sendo assim, com o Facebook Ads, você define as suas campanhas em relação a fatores como, por exemplo, idade do público, gênero, localização, preferências entre outros detalhes além da quantidade monetária investida. Para saber mais, acompanhe: 

Imagem do (Google)

Conheça um pouco mais sobre o Facebook Ads

Uma das coisas mais interessantes do Facebook Ads é a capacidade de customizar os principais detalhes sobre o direcionamento dos seus anúncios dentro das redes sociais. Assim, os seus conteúdos aparecem no feed dos usuários, em formato de post. 

Porém, a efetividade de todo este conteúdo gerado nas campanhas vai depender de alguns pontos que são definidos anteriormente, durante as estratégias escolhidas no marketing. Em outras palavras, é uma combinação de fatores. 

Dessa forma, o Facebook Ads vai levar em consideração para o alcance dos conteúdos o valor investido na plataforma. Bem como, o segmento do público escolhido e o prazo estimado para a circulação do anúncio. 

Saiba quais são os conceitos básicos do Facebook Ads que você precisa saber 

Na plataforma do Facebook Ads, existem alguns termos e conceitos que você precisa entender para conseguir desenvolver os seus anúncios de forma mais assertiva. O primeiro deles, é entender que é o gerenciador de negócios que realiza o monitoramento.

Publicidade

Ad, é sempre referente a mídia que você quer aparecer, enquanto que o Pixel de conversão vai mostrar a efetividade dos anúncios fora do Facebook, como em um site ou blog, por exemplo. Já o impulsionamento pago faz o conteúdo chegar para mais pessoas.

No Facebook Ads, os ROAS são uma das partes mais importantes. Isso porque é ele que vai mensurar a efetividade da sua campanha de anúncios em relação a sua receita. Ou seja, é ele que vai mostrar o quanto o seu investimento rendeu monetariamente. 

Impressões, cliques e conversões: Qual é a importância deles para você?

Para o Facebook Ads, as impressões representam a quantidade de vezes em que o seu conteúdo de anúncio apareceu na timeline dos usuários. Já em relação aos cliques é bem simples, é a quantidade de pessoas que se interessaram e clicaram no anúncio. 

A conversão é um pouco mais complexa, mas não é muito difícil de entender. Dessa forma, basta ter em mente que a conversão corresponde às ações completas realizadas pelo usuário que fazem parte da sua estratégia de marketing. 

Um exemplo para deixar mais claro é que, se você deseja aumentar o número de vendas de um determinado produto e cria uma campanha para isso e, consequentemente, elas aumentarem, a conversão deu certo. 

Aprenda a criar os seus anúncios na plataforma com este passo a passo 

Para ter mais entendimento sobre os mecanismos do Facebook Ads e como utilizá-los, separamos a seguir um pequeno passo a passo de como montar os seus anúncios na plataforma. Acompanhe: 

  • Primeiramente, acesse o Gerenciador de Negócios e faça o Login com a conta do Facebook desejada;
  • Em segundo lugar, defina o objetivo do seu anúncio como, por exemplo, aumentar o tráfego;
  • Já em terceiro, confirme a opção no final da página;
  • Depois, escolha como será o seu investimento: “Teste A/B” ou “Otimização de orçamento”; 
  • Como quinto passo, insira os detalhes do público-alvo como idade e gênero, por exemplo;
  •  No sexto passo, são exibidas as opções de posicionamento para o anúncio. Existe a possibilidade de escolher o automático ou então, a manual;
  • Em seguida, insira o valor do orçamento disponível para a veiculação do anúncio;
  • Por fim, insira a arte e o conteúdo. Lembrando que o formato pode ser bem variado como, por exemplo, apenas uma imagem, um carrossel, um vídeo ou texto. Depois, apenas confirme;

No Facebook Ads, você vai notar que todas essas etapas seguem de forma gradual na plataforma. Sendo assim, é bem simples de acompanhar, impedindo que você se perca nas ações de cada parte. 

Para quem ainda não tem muita experiência na criação de anúncios e não sabe por onde começar, uma boa ideia é visitar a Biblioteca de Anúncios do Facebook. Lá, você encontra vários exemplos para se inspirar. 

Assim, basta acessar a ferramenta pelo site e, no campo de busca, colocar o nome de alguma marca ou empresa que você queira ver exemplos. Com isso, é possível comparar estratégias bem como layouts para um mesmo público que ainda estão na rede. 

Baixe o Facebook Ads Manager e administre as suas publicidades pelo smartphone 

O app Facebook Ads Manager é uma verdadeira “mão na roda” para quem não tem muito tempo e precisa gerenciar tudo rapidamente pelo próprio celular. Se você gosta de acompanhar dicas de plataformas, acesse a nossa página de Aplicativos

Para baixar, antes verifique o seu sinal de rede Wi-Fi, Em seguida, vá até a sua loja de aplicativos que, no sistema Android é a Google Play Store e no sistema IOS do iPhone é a App Store. No local de busca, digite “Facebook Ads Manager”, mas sem as aspas. 

Verifique o que vai aparecer em exibição nos resultados, opte pelo que é desenvolvido pela “Meta Platforms, Inc.” Então, clique na opção “Instalar” em verde. Você saberá que o processo terminou quando o ícone do app aparecer na sua tela inicial ou no menu de apps. 

Publicidade