Empréstimo – Baixe o app e saiba qual é a melhor modalidade para você

Publicidade

Com as dívidas do final e começo de ano, algumas famílias pedem um empréstimo para não acumular juros em suas contas. Assim, elas evitam ter que gastar ainda mais dinheiro para cobrir diferentes juros com cada dívida, e centralizam tudo na concessão de crédito.

Sendo assim, eles são muito úteis para quem passa por alguma situação de crise e precisa controlar o orçamento familiar. Porém, é importante entender como cada uma das modalidades funciona para não impactar negativamente as suas finanças pessoais. 

Publicidade

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas informações sobre empréstimo e as suas diferentes modalidades no mercado. Assim, você consegue avaliar melhor qual deles é ideal para a sua situação. Confira logo abaixo: 

Imagem do (Google)

Afinal, é bom ou ruim pedir um empréstimo?

Muitas pessoas consideram que realizar um empréstimo é uma atitude problemática. Porém, tudo depende de como o processo é feito bem como a pessoa se planeja e se dedica para entender todo o processo. 

Dessa forma, todas as circunstâncias precisam ser analisadas corretamente antes de considerar se o pedido de crédito é ou não uma ação necessária e cabível para o momento. Já que, em alguns casos, a busca por crédito pode ajudar significativamente.

O empréstimo pode, por exemplo, ajudar a superar uma emergência financeira ou então, ajudar a regularizar uma dívida da qual o solicitante não consegue arcar de imediato. Enfim, independente do caso, os riscos e os benefícios precisam de comparação.  

Empréstimo pessoal com ou sem garantia? Qual escolher?

O empréstimo pessoal também pode levar o nome de crédito pessoal. Esta, é uma das mais simples modalidades presentes no mercado, e pode ser solicitada em diferentes instituições financeiras, o que faz com que os seus prazos, taxas e regras variem. 

Publicidade

Em geral, o dinheiro pode ser utilizado para qualquer finalidade, e é liberado após simulações e análises de crédito. Porém, esta modalidade não apresenta uma das melhores taxas de juros, mas o que pode ajudar a diminuí-las é a garantia. 

Desta forma, o empréstimo pessoal com garantia é quando o solicitante oferece algum bem como garantia. Ou seja, pode ser um carro, moto ou imóvel. Como a instituição financeira reconhece que tem menor risco de inadimplência, as taxas são mais baixas. 

Solicitar o empréstimo consignado vale a pena?

O empréstimo consignado é uma modalidade onde o pagamento do seu acordo ocorre diretamente na folha de pagamento ou do benefício do solicitante. Sendo ele um beneficiário do INSS, funcionário público ou colaborador de uma empresa credenciada. 

Esta é uma concessão de crédito com baixos riscos, já que existe a garantia do pagamento. Por conta disso, os juros são um dos menores no mercado. No entanto, ele segue as seguintes condições: 

O empréstimo não pode passar de 30% do salário, e ele precisa de uma autorização expressa do desconto na folha para ser liberado. Um ponto importante é que nem sempre as parcelas são antecipáveis, então o prazo necessita de atenção.

O que é o empréstimo rotativo e porque ele demanda atenção?

O empréstimo rotativo está ligado ao cartão de crédito. Como? Simples. Assim que a pessoa deixa de pagar o valor total de sua fatura, ou seja, opta pelo pagamento do valor mínimo, existe a adesão automática deste tipo de crédito. Ele funciona assim:

  • A empresa concessora do cartão avalia a condição financeira do cliente e a sua capacidade de pagar o limite;
  • O crédito rotativo tem um limite de uma utilização por mês;
  • Caso não seja feito o pagamento total da fatura posterior, a empresa pode oferecer uma nova linha de crédito. Sendo assim, ela pode ser parcelada e precisa ter condições mais vantajosas;

Por conta dos juros altos, existem alguns pontos sobre o empréstimo rotativo que precisam de muita atenção. Como, por exemplo, conhecer exatamente as taxas de juros cobradas, bem como se o valor das parcelas é aderente à sua situação financeira. 

Sendo assim, caso o dia do vencimento da sua fatura de cartão de crédito esteja próximo e você não tenha o valor total, não se desespere. Ainda existem outros caminhos que podem te dar mais segurança financeira. 

Dessa forma, tenha sempre em mente que o empréstimo rotativo funciona como um crédito emergencial. Ou seja, ele é solicitado apenas em último caso. Uma boa dica é entrar em contato com a empresa do seu cartão, assim todas as alternativas são avaliadas.

Baixe o aplicativo “Calculadora de Empréstimo” e tenha mais controle sobre a sua vida financeira 

Com o aplicativo “Calculadora de Empréstimo” fica bem mais fácil realizar simulações de empréstimo pessoal, financiamento de veículo ou então, financiamento de imóvel, por exemplo. Para ver mais opções de apps, visite a nossa página de Aplicativos

Para baixar é bem simples. Primeiro, conecte-se a uma rede de internet Wi-Fi. Segundo, vá até a sua loja de aplicativos que pode ser a App Store ou a Play Store a depender do fabricante do aparelho. Localize a barra de pesquisa e digite o nome do app. 

Assim que os resultados aparecerem, verifique todas as informações e clique em “Instalar”. O download pode demorar alguns minutos mas, assim que o ícone aparecer na sua tela principal, você já pode acessá-lo e iniciar as suas simulações.

Publicidade