Como usar o Excel para controle de estoque?

Publicidade

Você sabe como usar o Excel para controle de estoque?  Realmente o Excel é uma ferramenta indispensável na atualidade, tendo em vista que é possível criar de forma inteligente o controle do seu estoque, através das ferramentas da planilha mais famosa entre os usuários, não só no Brasil, mas em todo planeta.

Independente se você tem uma pequena empresa ou uma empresa de médio porte, ou até mesmo uma grande empresa, fazer o controle de estoque de forma automática e diária é de suma importância para manter a saúde da sua empresa. Por isso mesmo vamos aprender ao longo desse artigo, como usar o Excel para essa finalidade.

Publicidade

Saber como usar o Excel para controle de estoque, é fundamental, para saúde financeira da sua empresa, tendo em vista que uma gestão bem feita e com responsabilidade, pode identificar o melhor momento para se fazer compras para repor seu estoque, ou ainda saber se é preciso esperar mais um tempo.

Como usar o Excel para controle de estoque
Imagem: (Google) Como usar o Excel para controle de estoque

Como usar o Excel para controle de estoque

Primeiramente é preciso lembrar, que para se ter um bom planejamento de estoque é preciso que a sua estratégia esteja totalmente integrada com as outras vertentes da sua empresa, por isso mesmo, um simples planejamento no seu estoque pode otimizar muito a saúde financeira da sua empresa.

Ou seja, através desse processo organizado seja através de um sistema ou de uma planilha de Excel, com certeza o resultado será a redução de gastos no excesso do estoque, ou até mesmo em outros gastos com produtos. Vale lembrar, que muitas empresas acabam tendo dificuldades financeiras, simplesmente por falta de planejamento e organização.

Através de um estoque equilibrado, o empresário poderá direcionar os recursos da sua empresa para as áreas que mais precisam, para dessa forma, ter um aproveitamento melhor dos seus recursos financeiros. Sendo assim uma planilha otimizada mostrará a maior demanda do seu mercado e quais produtos têm mais procura e quais produtos demoram mais sair.

Como usar o Excel para controle de estoque – Por que usar

Tendo o empresário em mãos, a análise completa dos seus produtos, ele poderá identificar como 100% de acerto qual é o padrão de consumo dos seus produtos através do histórico dos seus clientes. Sendo assim, ele poderá elaborar estratégias mais acertivas, tanto para aumentar suas vendas, quanto para controlar e melhorar o seu fluxo de caixa.

Publicidade

Vale lembrar, que é possível usar sistemas no Excel, de forma totalmente gratuita, pois existem várias planilhas disponíveis na internet para você poder adequar ao seu negócio. Vale lembrar também, que mesmo empresas pequenas precisam ser organizadas para controlar o seu estoque, sendo assim, uma planilha de Excel é super indicada nesse caso também.

É preciso ter uma análise precisa, das entradas e saídas dos seus produtos, pois essa é a única forma de você controlar o seu estoque, e manter a sua empresa organizada e otimizada, tendo em vista que o descontrole no estoque, geram prejuízos que os empresários acabam deixando passar desapercebidos.

Vantagens do controle de estoque com Excel

  • Otimização e controle eficaz do estoque.
  • Redução de gastos e despesas com produtos.
  • Organiza a saúde financeira da empresa podendo destinar investimentos para outras áreas.
  • Sistema de Controle gratuito feito através do Excel de forma simples e prática.
  • Sistema automático para lançar as entradas e saídas.

Como controlar seu estoque

Essa é uma questão muito importante, pois muitos empresários não têm a noção do seu próprio estoque, dessa forma, acaba girando a empresa de forma errada, e sem que perceba, começa a perder bastante dinheiro, e as contas acabam não fechando no final do mês. Sem sombra de dúvidas, problema está no controle do estoque

Primeiramente é preciso saber o que você tem no estoque, daí em diante, é preciso saber quais as quantidades de cada produto e quais produtos têm mais saídas. Vale lembrar que isso precisa ser feito pelo menos uma vez por mês, já que você precisa saber como movimentar o seu estoque de forma utilizada.

Outra dica importante, é você automatizar todo o processo, através de uma planilha do Excel, você poderá deixar tudo automatizado para que seus vendedores apenas lance as saídas, dessa forma, tudo é feito de forma automática desde a parte de estoque ou até mesmo da contabilidade.

Planilha de controle eGestor

Através dessa planilha específica, você poderá ter acesso a todas as guias, como: ”cadastro de fornecedores”, ”cadastro de produtos”, ”entradas”, ”controle geral do estoque”, e  ”saída”. Através dessas guias, você terá total controle do seu estoque, pois tudo é feito de forma automática, e a planilha já está devidamente configurada com seus códigos, de basta lançar as saídas para que tudo seja feito de forma automática

Vale lembrar, que cada item da planilha, vem subdividido, ou seja, além das entradas e saídas e do controle do estoque é possível ter tudo escrito em datas, dessa forma facilitando a identificação de qualquer movimentação da empresa em um determinado período.

Para mais informações sobre planilhas e estratégias para saúde da sua empresa, acesse a nossa categoria de aplicativos. Boa sorte!

Publicidade