Aplicativos para gamificação em sala de aula – Saiba qual é o melhor

Publicidade

Saber quais os melhores aplicativos para gamificação em sala de aula pode fazer toda a diferença não só para os professores, mas também para as mamães e papais que diariamente enfrentam dificuldades para estudar com seus filhos.  

Despertar o interesse das crianças e adolescentes para o estudo não é algo fácil. “Impossível” é até usado por alguns pais e educadores. Por essa razão, a tecnologia empregada nessa gamificação surge como algo tão importante.

Publicidade

Os aplicativos para gamificação em sala de aula é não apenas importante, mas também essencial quando o assunto é melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes nas escolas e dentro do próprio lar. Acompanhe a leitura até o final e saiba mais!

Fonte: Imagem do (Google)

Entenda o que é gamificação

Antes de falarmos sobre os vários aplicativos de gamificação em sala de aula, é importante reforçar o conceito da gamificação, bem como a sua real importância no desenvolvimento e aprendizado escolar.

A gamificação deriva do inglês (“gamification”) e é uma técnica que utiliza a mecânica de jogos (no inglês “game”) aplicada a diversas matérias, que originalmente nada teriam a ver com jogos. Quanto mais chatas são as matérias, mas útil é a gamificação.

O aprendizado piorou com o ensino remoto

Quer uma boa razão para entender a importância dos aplicativos para gamificação em sala de aula? Basta olhar para o cenário nacional do aprendizado nesse período de pandemia que nosso país atravessa. O aprendizado piorou com o ensino remoto!

O nível de dificuldade na leitura e interpretação de textos aumentou para os alunos, após quase 13 meses de escolas fechadas e a retomada ao nível que estava (que nunca foi dos melhores no Brasil) será lento. Qualquer alternativa para melhorar esse cenário é válida.

Publicidade

Como funciona a técnica da gamificação?

Essa técnica trabalha o inconsciente dos alunos, que geralmente já estão predispostos a participar e se empenhar mais em competições e jogos. Ao mesmo tempo, os aplicativos para gamificação em sala de aula tornam as matérias interessantes e até divertidas.

Professores, pais e alunos podem ser impactados positivamente se usarem a tecnologia utilizada nesses aplicativos. Vejamos abaixo todas as vantagens e benefícios da utilização desses apps.

Vantagens e benefícios dos aplicativos para gamificação em sala de aula

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que os aplicativos para gamificação em sala de aula são muito mais do que uma simples tendência. Trata-se de um importante avanço no que diz respeito ao aprendizado dos alunos. Confira as vantagens e benefícios:

  1. Melhora no desempenho e aumento na produtividade: o conceito parece até empresarial, não é mesmo? Mas saiba que é assim mesmo a melhor forma de encarar esse benefício. Os alunos, uma vez estimulados a participar, tonam-se mais produtivos (produzem melhores redações, produzem melhores trabalhos, produzem melhores ideias, produzem melhor interação com os demais alunos e professores) e conseguem melhor desempenho (melhores notas, mas acertos nas provas, melhor entendimento do que está sendo ensinado).
  2. Desenvolvimento e estímulo da criatividade: a utilização desses “games” em forma de aplicativos, permite aos alunos enxergar a sala de aula como um ambiente divertido, o que já está cientificamente comprovado, favorece o desenvolvimento da criatividade. Alunos mais criativos serão, no futuro, um reflexo positivo de profissionais melhores e adultos mais felizes.
  3. Potencializa a interação social e o trabalho em equipe: as instituições de ensino que já utilizam os aplicativos para gamificação em sala de aula apresentam melhora na interação entre os alunos de uma mesma sala, gerando uma forma mais saudável de conseguir a colaboração entre eles. Aprender a trabalhar em equipe não é só importante em sala de aula, mas em qualquer outro ambiente onde esse aluno frequente ou venha a frequentar no futuro, tal como o ambiente de uma empresa.
  4. Há ainda outras vantagens que podem ser mencionadas, tais como: fortalecer a importância do aprendizado, fortalecer o aprendizado de matérias específicas, permitir um retorno do saber de forma instantânea e melhorar a relação dos professores com os alunos e dos pais para com os filhos.

E se colocarmos um olhar mais crítico sobre o assunto, descobriremos que, mais do que estimular o aprendizado, o uso dessa tecnologia permite aos educadores a certeza de um trabalho bem feito e aos pais a segurança que os filhos estão de fato preparados.

Talvez você se pergunte: “preparados para quê”? A resposta é bem objetiva: “para o mercado de trabalho”, pois boa parte das empresas no Brasil e no mundo já usam a gamificação como forma de estimular e melhorar a performance de seus colaboradores.

Conheça 3 aplicativos para gamificação em sala de aula e escolha o melhor

O “Kahoot” é o primeiro deles. É um app de perguntas e respostas personalizadas, onde o professor cria o conteúdo. O segundo app é o “Anki”, que é também editável, mas seu foco é incentivar a memorização do conteúdo.

A terceira opção é o “Edmodo”, que funciona como uma plataforma EaD (Ensono à Distância). Oferece ambiente digital de aprendizado, funciona como uma rede social permitindo interação e a possibilidade de premiar os alunos que se destacam.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de notícias

É importante lembrar que as 3 opções elencadas acima, podem ser baixadas em celulares Android (na Google Play Store) e iPhone/iOS (na App Store). E aí? Conseguiu entender a importância da gamificação e escolheu o melhor app? Até breve!

Publicidade