Aplicativo de tradução de libras – Melhore a sua comunicação

Publicidade

Você já pensou em ter um aplicativo de tradução de libras no seu celular alguma vez? Se você não tem alguém surdo na família ou ao menos conhece nenhuma pessoa com deficiência auditiva, talvez você ache a ideia um pouco estranha.

Mas, a verdade é que dominar libras (linguagem brasileira de sinais) é algo útil que vai muito além de se comunicar com pessoas surdas. Aprender esse tipo de linguagem pode significar uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro e ser mais inteligente.

Publicidade

E ter um aplicativo de tradução de libras pode te ajudar com esses dois aspectos mencionados acima e com muitas outras coisas que você verá no decorrer desse artigo. Interessou-se pelo assunto? Então leia até o final e saiba mais sobre isso.

Fonte: Imagem do (Google)

Algumas informações sobre libras que você talvez não saiba

Não existe consenso sobre “quem” inventou a linguagem de sinais, mas sabemos que foi criada na França, durante o século XVIII. Aqui no Brasil, a “LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais” foi reconhecida como linguagem pela Lei 10.436 no ano de 2002.

De acordo com informações encontradas no IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, no ano de 2021, temos 5% da população do Brasil composta por pessoas surdas, o que representa aproximadamente 10 milhões de pessoas.

Desse número, aproximadamente 2,7 milhões de indivíduos tem surdez profunda, ou sejam, não ouvem ou escutam absolutamente nada. Com base nessas informações, consegue entender a importância de um aplicativo de tradução de libras?

Quais as vantagens em se aprender a linguagem brasileira de sinais (libras)?

Derrubar a barreira da comunicação com pessoas surdas é uma boa razão, especialmente se possui alguém surdo na família. Existem muito mais vantagens do que você pode imaginar. Quem domina libras é considerado bilíngue, sabia?

Publicidade

Quem aprende libras tem mais oportunidades de trabalho (há bastante procura e pouca oferta de profissionais). Quem sabe libras tem o raciocínio mais ágil que os demais. Além disso, você dominará algo que poucos sabem, o que te dá exclusividade.

Algumas razões divertidas para aprender são: comunicar-se embaixo da água, com vidraças fechadas, em salas lotadas e no cinema sem fazer ruído e contar de 0 a 10 com apenas uma mão. Conheça algumas opções de aplicativo de tradução de libras.

Hand Talk: o melhor aplicativo de tradução de libras do mundo

Esse aplicativo de tradução de libras brasileiro foi reconhecido internacionalmente pela ONU como o melhor app de libras do mundo. Ele está disponível para ser baixado em celulares Android e iOS, além de poder ser usado em computadores, tablets e notebook.

O app traduz para a linguagem de sinais, em tempo real e ao mesmo tempo, áudios e textos. Você ainda pode converter todo um site para a linguagem de sinais, tornando-o assim, totalmente acessível. Incrível, não é mesmo?

ProDeaf: um app bastante interessante

O ProDeaf é um programa que reconhece a voz através do seu celular, captando a mensagem e convertendo-a na linguagem de sinais (feita por um avatar), permitindo dessa forma que a pessoa surda entenda, em tempo real, o que está sendo dito.

Além disso, esse aplicativo de tradução de libras pode fazer traduções a partir de textos e pode ser incorporado a um site para traduzi-lo. Pode ser baixado em smartphones iOS e Android.

Conheça outras opções de aplicativo para tradução de libras

Talvez você concorde com a ONU que o “Hand Talk” seja o melhor aplicativo de tradução de libras que exista hoje em dia, porém, existem muitas outras opções que você pode encontrar para te ajudar nessa missão de aprender uma nova linguagem.

Os recursos oferecidos por essas outras opções podem ser semelhantes entre si, mas cada um de nós é diferente um do outro, portanto, a melhor forma de escolher qual é o melhor é conhecendo todos eles. Veja abaixo então as outras opções:

  1. VLibras: esse aplicativo foi criado a partir do programa brasileiro criado para realizar traduções dessa linguagem de sinais em outros idiomas para o português.  Está disponível para iOS e Android e também possui uma extensão para os principais navegadores na internet (Safari, Firefox e Google Chrome), além de extensão para programas como Linux e Windows.
  2. Uni Libras: o app está disponível somente para dispositivos celulares e tablets (iPhones e iPads) com o sistema iOS. É praticamente um dicionário digital do idioma portugês para a linguagem de sinais. No app você pode inserir vídeos, fotos e fazer pesquisas na internet, o que torna mais dinâmica a comunicação e a tradução do português para a libras.
  3. Rybená: não muito conhecido, mas tão útil e prático quanto os anteriores, o app leva o mesmo nome do instituto que o criou, cujo objetivo é a inclusão digital de pessoas com deficiência auditiva. Está disponível para smartphones Android e iOS.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de notícias

É isso aí! Agora você já está pronta(o) para mergulhar de cabeça no mundo da linguagem brasileira de sinais, tornando-se assim, como vimos, mais inteligente e um profissional bastante procurado no mercado de trabalho. Boa sorte no aprendizado.

Publicidade