Aplicativo CNH Digital , Como funciona?

0
9433

Muitas pessoas já esqueceram a sua carteira de motorista em casa por alguma razão e ficaram com medo de serem abordadas por um policial; afinal, dirigir sem estar com os documentos corretos ocasiona apreensão do veículo, multa e, consequentemente, 7 pontos adicionados.


PUBLICIDADE

Para ajudar a esses motoristas mais esquecidos, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) liberou a CNH Digital, que nada mais é do que uma reprodução do documento, mas para ser usada no smartphone. Aprenda já como funciona esse aplicativo, se todas as carteiras de motorista são compatíveis e como agir se a sua não for.

Esse aplicativo serve para recriar a habilitação em versão digital: ela terá um QR Code que garantirá que o documento é verdadeiro. Por meio dele, qualquer autoridade que parar o veículo poderá consultar a quantidade de multa, se a CNH está cassada e muito mais informações. Ele é compatível com os aparelhos IOS e Android e, apesar de ser usado mais comumente nos smartphones, também pode ser instalado no iPad ou no tablet.


PUBLICIDADE

Quais motoristas podem usar o app CNH Digital?

A carteira de motorista virtual só pode ser emitida para uma parte dos condutores, atualmente: aqueles que fizeram seu documento a partir de 2017. A justificativa é que a CNH emitida a partir de então tem o QR Code, que é uma tecnologia de segurança e de compartilhamento de informações.

Sendo assim, a carteira de motorista tem de ser atualizada por meio de segunda via ou renovada: em qualquer um desses processos, um novo documento impresso será feito, com QR Code, e poderá ser transformado na versão virtual.

Alguns ficam em dúvida se devem pedir a segunda via da sua carteira de motoristas ou se devem renová-la. A renovação só é indicada quando o documento atual está próximo de completar cinco anos; fora isso, indica-se optar pela segunda via.

Primeiro, deve-se contatar o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para que ele informe as taxas e os documentos necessários, não havendo necessidade de passar por qualquer exame: afinal, o indivíduo ainda tem permissão para conduzir veículos, ele só precisa de uma nova versão da CNH vigente.

Se a carteira de motorista está próxima do vencimento e é preciso renovar, o processo é mais burocrático e envolve aulas teóricas e práticas nas autoescolas e prova do DETRAN. Em certos casos, também é solicitado exame psicotécnico e exame médico e não existe valor fixo para a renovação de CNH: cada Estado tem uma taxa.

Como se cadastrar para ter a CNH Digital

O motorista que fizer o download do app não conseguirá ver a sua carteira de motorista digital se não tiver um código de ativação do DENATRAN. Ele é obtido assim:

  • O condutor acessa o site do DENATRAN;
  • No menu à esquerda, clica em “Cadastro”;
  • Insere as poucas informações que o sistema pede e cria uma senha;
  • Anota o código de ativação com cuidado;
  • Acessa a sua loja de aplicativos e digita “CNH Digital”, tomando o cuidado de só fazer o download da versão desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO);
  • Abrindo o aplicativo, coloca o código de ativação.

Depois disso, todas as informações que o DENATRAN possui sobre o motorista são copiadas para o app CNH Digital e podem ser lidas pelos policiais por causa do QR Code.

As pessoas que precisarem fazer a segunda via da carteira de motorista ou renová-la devem, quando estiverem com o novo documento, seguir o passo a passo acima também.

O aplicativo CNH Digital serve para identificação oficial?

Um número alto de brasileiros costuma usar sua carteira de motorista como substituto do RG quando precisam se identificar. Isso gera a seguinte pergunta: é possível mostrar o app CNH Digital no aeroporto, na hora de abrir uma conta em banco ou em qualquer situação que exija documento de identificação com foto?

Isso não pode ser feito: o aplicativo da SERPRO foi criado somente para facilitar a consulta das informações da pessoa enquanto motorista. Sempre que ela precisar se identificar oficialmente e estiver sem RG, terá de recorrer à CNH impressa ou aos outros documentos que também têm essa funcionalidade, como o passaporte.

Aplicativo CNH Digital e a segurança dos condutores

As fraudes relacionadas à pontuação dos motoristas são frequentes, já que ninguém deseja ter a sua carteira suspensa. Por isso, é claro que os usuários do aplicativo CNH Digital precisam ficar sempre atentos:

  • Indica-se ir ao DETRAN, de vez em quando, para saber como está a pontuação;
  • Ter um antivírus no smartphone ou tablet é necessário para que ninguém consiga invadir o app CNH Digital;
  • O cadastro no DENATRAN não deve ficar salvo no navegador para que ninguém possa ver o código de ativação;
  • O app só é seguro se baixado de lojas oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.